Foto: Juranir Badaró
Avaliação foi aplicada em 21 escolas do ensino municipal
Cerca de dez mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram, nesta terça-feira (2), da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A avaliação foi aplicada em 21 escolas do ensino municipal, incluindo o Colégio Aplicação (CAp). A prova, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), tem como objetivos estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir na melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
Com 20 questões de múltipla escolha, a prova foi aplicada pelos próprios professores nos turnos da manhã e tarde, na Serra e área central do município. Na Escola Professora Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros), mais de 700 alunos fizeram a prova com questões de lógica, geometria e aritmética.
O secretário de Educação, Guto Garcia, acompanhou a aplicação da OBMEP. “Este é mais um incentivo ao estudo da Matemática. Registramos que a maior parte dos alunos não aprecia o estudo da matéria. Esta avaliação é importante, pois permite que a matemática se torne mais popular. A intenção é descobrir talentos e potencialidades”, disse, afirmando que a expectativa do município é continuar com a trajetória de conquistas de medalhas e menções honrosas.
A prova foi elogiada por professores e estudantes. A aluna Hadássia Helen de Almeida foi uma delas. “Gosto de Matemática. Sei que tenho de me empenhar bastante, pois quando concluir meus estudos quero prestar vestibular para Medicina”, planeja.
Já o professor de Matemática Ludovico Felipelli pontuou que a avaliação é um parâmetro importante para prática de outras avaliações. “A OBMEP é uma chance para os alunos treinarem diante de provas que contam com cartão-resposta. Esta também é uma oportunidade para incentivar o aperfeiçoamento dos professores”, pontua.
A próxima etapa da OBMEP será dia 12 de agosto, quando serão divulgados os classificados para segunda fase, período que selecionará 5% de estudantes de cada escola. A segunda fase acontecerá dia 12 de setembro. A divulgação dos vencedores está prevista para o dia 27 de novembro.
A escola contou com a visita dos professores de Matemática Sérgio Gonçalves e Vanessa Arenari. Ela pontuou que as próximas provas previstas são: Saerjinho, no dia 1º de julho, para alunos de 5º e 9º ano; Prova Brasil, em novembro; e Saerj que vai acontecer no quarto bimestre.
Premiação - A OBMEP vai premiar 6,5 mil estudantes - 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Ainda haverá menções honrosas e premiação para professores. Os vencedores também ganharão placas de homenagem. Está prevista a distribuição de softwares relacionados ao ensino da matemática e troféus para as escolas que apresentarem melhores desempenhos.