Foto: Moisés Bruno
Um dos destaques do ano foi o projeto de Iniciação à Robótica
"A rede municipal de ensino teve um balanço positivo em 2014". A avaliação é da secretária de Educação, Lúcia Thomaz, ao pontuar que, no segundo ano de governo, a pasta conseguiu adequar o quadro de professores e universalizou o atendimento aos alunos. Ela apontou também a criação do Núcleo de Pesquisa em Educação Integral (Nupei), responsável por desenvolver pesquisas sobre o sistema municipal de ensino, especificamente, no campo da Educação Integral. Outro destaque foi o projeto de Iniciação à Robótica, atendendo alunos de 12 a 16 anos, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a empresa Odebrecht.
Macaé tem 103 unidades escolares e aproximadamente 37 mil alunos atendidos. O governo ampliou e inaugurou as escolas André Vinicius de Souza Gonçalves (São Marcos), Professora Celita Reid Fernandes (Novo Horizonte), Fazenda Santa Maria (Morro Grande), Professora Cândida Maria Vieira da Silva (Cajueiros), Gesia de Oliveira (Barreto), Professor Afonso Correio Sabino (Vila Badejo), Paulo Freire (Lagomar), Lia Kopp Franco (Vila Badejo), Olga Benário (Centro de Convenções), Cleide Canela de Souza (Malvinas), Maria das Graças (Nova Holanda) e Arleia Carvalho José.
No campo esportivo foi implementado o Projeto Korfebol, iniciado em março e com torneio em dezembro, com a participação de atletas também do município de Casimiro de Abreu. O jogo é misto e diferente dos outros desportos de quadra. Segundo a regra, a competição deve abranger dois times, cada um formado por oito pessoas: quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Os treinos aconteceram no horário divergente ao das aulas regulares, estendendo o tempo do aluno na escola.
Outra iniciativa é a cobertura de quadras com vestiário. O processo está em andamento nas escolas Polivalente Anísio Teixeira, Dolores Garcia, Colégio Municipal Wolfango Ferreira, Almir Francisco Lapa, Escola Estadual Municipalizada Fantina de Mello, Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, Colégio Municipal Professor Samuel Brust e Escola Parque Maria Angélica Benjamin.
Em 2014 foi lançada, oficialmente, a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó-NutriSUS. A primeira etapa do trabalho piloto aconteceu em duas unidades municipais do segmento infantil. A ação consiste na adição direta de vitaminas e minerais em pó na alimentação de estudantes na faixa de 3 anos e 11 meses, especificamente, das unidades atendidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) em prol da prevenção integral da saúde da criança.
A rede municipal de ensino foi uma das pioneiras na região em investir na tecnologia digital com a elaboração e formatação específica da primeira plataforma voltada para a Educação à Distância. Desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia Municipal, em ação conjunta com a Subsecretaria de Educação Infantil, a plataforma possibilita que os profissionais da modalidade de Educação Infantil participassem do curso ”Entrelaçando Linguagens”.
Além disso, a implantação das salas de apoio pedagógico específico (APE) foi outra realização . Os espaços foram criados com a proposta de atendimento e apoio aos estudantes, que apresentam alguma dificuldade significativa no processo de aprendizagem, o que pode comprometer o desempenho escolar.
Foi ampliado o número de salas de recursos multifuncionais. Elas foram expandidas com a meta de reforçar o atendimento educacional especializado (AEE), assegurando condições necessárias em mais unidades municipais aos alunos da Educação Especial durante o contraturno.
Para o próximo ano letivo, a Secretaria de Educação anunciou que trabalhará para manter a qualidade de ensino com investimentos que visam contribuir com os estudantes e os profissionais que atuam na área. Uma das novidades será a criação do Centro de Referência de Jovens e Adultos, espaço específico para atender a modalidade.