Foto: Moiséis Bruno
O torneio é mais uma ferramenta pedagógica para difundir o uso da robótica nas escolas
Incentivar o conhecimento científico, a descoberta de valores, o espírito de cooperação e habilidades como concentração, criatividade e raciocínio lógico. Este é um dos objetivos do projeto de Iniciação à Robótica da rede municipal, que vai dar mais um passo importante com o lançamento, na quinta-feira (26), da Feira Educacional de Robótica-Torneio Municipal. A programação vai ser oficializada, na sede da Secretaria de Educação, às 18h, com as presenças da equipe do órgão, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Funemac) e estudantes do Colégio Municipal Elza Ibrahim, situado na Ajuda. Na ocasião, está prevista a apresentação dos kits didáticos NXT (lego), cedidos pela empresa Lego, que serão utilizados na montagem de robôs.
A Feira Educacional de Robótica - Torneio Municipal vai acontecer, dia 26 de agosto, das 10h às 17h, na sede da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). O torneio, que terá como tema central “ Corpo em Movimento”, é mais uma ferramenta pedagógica com finalidade de contribuir na pesquisa científica e difundir o uso da robótica nas escolas. Para a programação, serão apresentadas por meio dos robôs e dos tapetes de torneios, pesquisas tecnológicas mais avançadas voltadas para o corpo como exames, profilaxia e, até mesmo, processos ligados à cura.
Dez escolas municipais serão envolvidas na feira, que contará cada uma com dez estudantes. São elas as unidades municipais Eda Moreira Daflon, Amil Tanos e Antônio Alvarez Parada, que vão integrar estudantes do 5º ano. Na lista também estão as unidades Professora Elza Ibrahim, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Ancyra Gonçalves Pimentel, Polivalente Anísio Teixeira e Sana (6º ao 9º ano). Ainda vão fazer parte da feira, os estudantes da modalidade de Ensino Médio do Colégio Aplicação (CAp) e Natálio Salvador Antunes. Por conta do evento, alunos e professores já estão pesquisando, analisando e descobrindo experiências que serão conduzidas pelos estudantes do curso de Engenharia da UFRJ- Funemac, que vão aprofundar junto com os alunos da rede municipal, os conceitos de programa e montagem, compartilhando experiências desenvolvidas no meio acadêmico.
A novidade, é que durante a Feira Educacional de Robótica, as quatro melhores equipes, terão a chance de participar do First Lego League-2014 (FLL), evento coordenado no Brasil pelo sistema Sesi-Firjan, previsto para acontecer no final do segundo semestre com objetivo de buscar novas formas de aprendizagem. Entusiasmada, a subsecretária de Educação na Saúde, Esporte e Cultura, Mônica Couto, lembra que esta é uma continuidade do trabalho de robótica iniciado com os alunos da equipe TecnoElza”. “O torneio é mais uma motivação para alunos e professores. Nesta etapa, serão trabalhados conceitos como cooperação, descobertas e experiências com a coordenação da especialista Luemy Ávila. Já a integração dos estudantes com os universitários vai ampliar a perspectiva de futuro nos estudos”, diz.
Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, esta é a continuidade do projeto que deve ser ampliado para outras unidades de ensino no próximo ano letivo. “ A experiência teve êxito com os alunos do “Elza Ibrahim. Além de trabalhar com os estudantes, desafios concretos, potencialidades e o lúdico, a Iniciação à Robótica vai enfatizar a capacidade lógica e de outras habilidades que poderão ser destacadas em diversas disciplinas”, finaliza.