Rede municipal participa de concurso literário 'Macaé é sua gente, sua história'

31/07/2015 09:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Prefeitura estimula leitura e escrita em alunos da rede municipal

Alunos do Ensino Fundamental da rede municipal já podem produzir redações para fazer parte do concurso literário “Macaé é sua gente, sua história”. Os textos devem ser produzidos até o dia 28 de agosto nas unidades municipais de ensino. A programação tem o objetivo de estimular nos alunos do segundo segmento o desenvolvimento de competências e aptidões linguístico-textuais.

A programação é uma realização da Secretaria de Educação, por meio da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte com apoio do Sistema Integrado de Transportes (SIT). Para melhor atender os alunos, o concurso foi subdivido. Os alunos do 6º e 7º ano deverão produzir poesias. Já para os estudantes do 8º e 9º ano foi direcionado o texto dissertativo. Para participar, as unidades municipais devem aderir formalmente ao concurso, preenchendo a ficha de inscrição e o termo de cessão de imagem.

Os professores da rede municipal podem se preparar com o desenvolvimento de trabalho interdisciplinar sobre o tema, que pode ser enfocado em aulas de disciplinas como Língua Portuguesa, História e Geografia. Educadores e dirigentes municipais interessados no concurso devem estar atentos quanto ao prazo do concurso. No dia 31 de agosto, as unidades municipais participantes deverão enviar as redações e as fichas de inscrição para a sala 218, onde funciona o setor responsável na Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte da Secretaria de Educação. O endereço é Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro.

Etapas - A primeira fase do concurso será a seleção das produções textuais pelas unidades municipais. Os professores serão responsáveis pela escolha da produção textual que se destacar na turma. Os alunos deverão produzir os textos nas salas de aula. Serão avaliados os seguintes critérios: adequação ao tema, correção gramatical, objetividade, ortografia, concordância, organização da escrita, além de conclusão da ideia. De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, o concurso é mais uma oportunidade para incentivar os estudantes quanto à leitura e escrita.

Cada escola participante será responsável por encaminhar à Secretaria de Educação até quatro produções, uma de cada ano de escolaridade, que também serão avaliadas por uma comissão, que deverá ser formada pela direção da escola. Os documentos deverão estar em envelope lacrado, respeitando o prazo do regulamento.

Já a segunda etapa do concurso será a escolha das produções textuais por uma equipe que será formada pela Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte. Serão escolhidas as três melhores produções textuais por cada ano de escolaridade participante no período de 1 a 11 de setembro.

Premiação - A premiação do “Macaé é sua gente, sua historia” será extensa e vai atender os alunos do 6º ao 9º ano. Para isso, será destinado um tablet de oito polegadas para os primeiros colocados do 6º ao 9º ano. Já os alunos que ficarem com o segundo lugar vão ganhar tablet de sete polegadas. Os estudantes que ficarem com a terceira colocação receberão uma máquina fotográfica.

As escolas que destacarem seus alunos como primeiros colocados receberão um kit de livros para compor o acervo literário das escolas. Além disso, as unidades municipais que tiverem alunos nas segunda e terceira colocação ganharão um troféu de honra ao mérito. Os professores também terão sua vez. Os educadores que orientarem os estudantes vencedores como primeiro lugar ganharão tablet de oito polegadas. A divulgação do resultado do concurso será no dia 14 de setembro.