Rede municipal prepara desfile cívico do dia 29

07/07/2015 10:31:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Este ano, o tema principal do desfile será 'Educação nossa energia'

Faltam 22 dias para o desfile cívico de 202 anos de fundação da vila de Macaé. A programação será no dia 29, às 9h30, na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba. Para traçar os últimos detalhes, a rede municipal está realizando reuniões com outras secretarias e órgãos como o comando do Forte Marechal Hermes. A concentração do desfile será na Avenida Agenor Caldas, que fica no mesmo bairro. Este ano, o tema principal do desfile será “Educação nossa energia”. A expectativa é que 70 escolas municipais e cerca de três mil estudantes participem do evento.

A novidade é que este ano os alunos na faixa de cinco anos da Educação Infantil também vão fazer parte do evento. Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta do desfile deste ano é destacar a energia de Macaé e também da rede municipal, por meio de ações que estão sendo executadas no ensino municipal desde as áreas das artes, aos esportes e literatura.

O desfile será aberto com a revista da tropa feita pelo prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, e o comando do Forte Marechal Hermes, às 9h20, após o hasteamento da bandeira, que vai acontecer na frente da sede da prefeitura. A concentração será às 8h30 na avenida de realização do desfile. Já a dispersão dos participantes será na Rua Augusto de Carvalho.

Na lista de apresentação estão Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal. Na lista também estão Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac), grupo da Terceira Idade, Secretaria de Educação e as bandas das escolas, além de representantes de bandas de fanfarras e Moto Clube de Macaé.

Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, as escolas já estão se organizando para apresentar os projetos de sucesso que são desenvolvidos na rede. “A comemoração será para exaltar a força do município, e o vigor da educação diante de ações de sucesso”, disse

Bandas - A programação deve contar com a participação das corporações musicais de unidades municipais como Cláudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Jacyra Tavares Duval (Novo Cavaleiros), Carolina Curvello Benjamin (Trapiche), Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) e Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa). Cada uma conta com cerca de 40 integrantes na formação, além do corpo coreográfico "Os integrantes", regidos por 16 instrutores que atuam no ensino municipal.

Estrutura do desfile - Para melhor atender à população, o evento terá banheiros químicos e vai contar com atuação das secretarias operacionais de Defesa Civil, Limpeza Pública e Ordem Pública. O serviço terá ainda a equipe da Mobilidade Urbana, que a partir das 3h do dia 29, vai atuar na interdição de ruas e controle de trânsito na concentração e dispersão do desfile. Diante disso, a Avenida Agenor Caldas será interditada nos dois sentidos, além das ruas transversais. O trabalho também contará com orientação de pedestres e motoristas. A secretaria de Saúde vai destinar equipe médica e ambulâncias.