Foto: Guga Malheiros
A formação continuada prossegue até a próxima quinta-feira (3)
Mesmo em período de recesso, a rede municipal de ensino continua investindo na capacitação dos profissionais. A formação continuada, iniciada na última segunda-feira (30), abrange 120 professores orientadores pedagógicos e educacionais do Ensino Fundamental, e segue até a próxima quinta-feira (3). A programação está sendo promovida no auditório 31, da secretaria de Educação, das 8h às 17h.
Além do Ensino Fundamental, professores orientadores que atuam na Educação Infantil, participam, nesta quarta (2) e quinta-feira (3), do curso de formação continuada. “Nosso objetivo é qualificar todos os profissionais que atuam em nossa rede. Quanto mais preparados estiverem, mais poderão oferecer ao município e contribuir com o processo ensino-aprendizagem”, disse a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.
“Diálogos interdisciplinares” é o tema central do fórum permanente direcionado aos professores orientadores pedagógicos e educacionais do Ensino Fundamental. De acordo com a subsecretária do segmento, Luciane Carneiro, com a realização dos encontros, a intenção é reaproximar os profissionais da secretaria e reforçar a diversidade de saberes.
Na pauta há questões como o trabalho junto aos alunos das salas de recursos multiprofissionais, que apresentam deficiência intelectual, física e transtornos globais. “O curso é proveitoso não apenas para meu trabalho como professora orientadora pedagógica, mas também em relação a minha filha, que apresenta síndrome de down”, disse Raquel Anchieta, que atua no Colégio Municipal Botafogo.
Já os professores orientadores pedagógicos da Educação Infantil terão vão participar de um encontro específico, que terá como assunto principal “A função do professor orientador pedagógico”. Na ocasião, a equipe pedagógica responsável pelo curso vai enfatizar reflexões sobre o artigo 64 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e os objetivos dos cursos “ Pequenos em Ação”, “ Sons e Ritmos”, e “ Arteiros Brincantes”, ministrados no decorrer do ano letivo.