Foto: Juranir Badaró
O desfile, a exemplo de outros que já ocorreram, será na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba
Cerca de 4 mil integrantes devem participar do desfile cívico de 201 anos de fundação da vila de Macaé, no próximo dia 29, às 10h, na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba. A concentração será na Avenida Agenor Caldas, que fica no mesmo bairro. Este ano, o foco principal do desfile será “Direitos humanos e boa convivência”.
O desfile será aberto com a revista da tropa feita pelo prefeito de Macaé, Dr Aluízio, e o comando do Forte Marechal Hermes, às 9h45. Bandas escolares vão participar do evento. Entre elas está a banda do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, selecionada para participar neste mesmo período do Campeonato Mundial de Bandas, em Atibaia, São Paulo.
Também participam as corporações musicais das unidades municipais Carolina Curvello Benjamin, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Ancyra Gonçalves Pimentel e Claúdio Moacyr de Azevedo, além dos colégios estaduais Luíz Reid e Matias Neto. Estudantes do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna vão realizar uma apresentação especial junto com a banda municipal da secretaria de Educação.
Haverá um espaço especial, com lugares específicos, ao lado do palanque oficial, para a representação das crianças das unidades municipais de Educação Infantil, que estarão acompanhadas pelos pais e professores.
Para melhor organização do evento, foi realizada na tarde desta quarta-feira (16), na sede da secretaria de Educação, uma reunião com alguns representantes de entidades, secretarias municipais e clubes de serviços. Estiveram presentes representantes das corporações do Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, além da Marinha do Brasil e Capitania dos Portos.
Também estiveram no encontro integrantes da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, Coordenadoria da Terceira Idade, Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada), Associação Macaense de Apoio aos Cegos, Apae, Motoclube de Macaé e instrutores das bandas das unidades estaduais Luís Reid e Mathias Neto e da Secretaria de Educação.
Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, que coordenou a reunião, durante o desfile serão apresentadas reflexões sobre atitudes e valores que podem levar ao sentimento de paz. Os pelotões vão abordar temas que visam fortalecer vínculos necessários ao exercício da cidadania em ambientes como escola, casa e trânsito.
Serviços - O evento terá banheiros químicos e contará com atuação das secretarias operacionais de Defesa Civil, Limpeza Pública e Ordem Pública. Também haverá participação da equipe da Mobilidade Urbana, que, a partir das 6h, do dia 29, vai atuar na interdição de ruas e controle de trânsito na concentração e dispersão do desfile, além de orientar os pedestres e motoristas. Equipe médica e ambulâncias da Secretaria de Saúde também estarão no local.