A matrícula será realizada no Centro Integrado de Administração da Saúde (Cias), que funciona à Rua Darcílio Possati, 134, no bairro Visconde de Araújo, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h, nos dois dias, no segundo andar, com a servidora Ane. O edital informa que o local para a matrícula seria comunicado ao candidato aprovado e classificado somente no momento da convocação, mas a informação foi antecipada a fim de facilitar a vida dos candidatos.
As atividades começam em primeiro de março no Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM) e no Hospital São João Batista, com carga horária semanal de 60 horas.
A prova foi aplicada no último domingo (10), na Cidade Universitária, com 20 questões objetivas para cada área e somente não foi divulgado o gabarito para a especialidade Cirurgia Vascular porque não houve candidato presente ao certame nesta área.
As especialidades oferecidas foram: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social (SUS), além de Cirurgia Vascular, com um total de 25 vagas.
As vagas foram distribuídas da seguinte maneira: 8 para Clínica Médica; 5 para Pediatria; 3 para Pré-requisito para Área Cirúrgica Básica; 4 para Medicina da Família e Comunidade; 2 para Ginecologia e Obstetrícia; 2 para Cirurgia Geral; e 1 vaga para Cirurgia Vascular.
O certame é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Comissão de Residência Médica (Coreme Macaé) e a Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior.
A Residência Médica constitui modalidade de Ensino de Pós-Graduação, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, regulamentada pela Lei nº 6.932/81, e pelas Resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (CNRM/SESu /MEC).