Foto: João Barreto
A obra consiste na ampliação dos laboratórios para atender as demandas estruturais e tecnológicas das atividades de ensino
A Prefeitura de Macaé retomou a obra de ampliação do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem-UFRJ). A execução é por meio da Secretaria Adjunta de Obras. Os projetos foram desenvolvidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A obra, que está em fase inicial, consiste na ampliação dos laboratórios para atender as demandas estruturais e tecnológicas das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos docentes e alunos, construção de salas de aula e instalação de elevador de acessibilidade.
De acordo com o Secretário Adjunto de Obras, Felipe Pereira Bastos, a intenção é reforçar ainda mais a parceria com a UFRJ. "O objetivo é contribuir com o funcionamento do Nupem e do polo universitário", pontua.
Com a criação do Instituto em 31 de maio de 1994, o Nupem foi a primeira unidade no interior do Estado do Rio. Atualmente conta com mais de 400 biólogos formados, centenas de mestres e doutores, além de ter realizado projetos por Macaé, como a parceria na testagem de Covid-19.
O espaço possui 10 salas de aula, distribuídas em dois prédios com a capacidade de atender até 50 alunos. O Núcleo também conta com biblioteca, Espaço de Convivência Fábio Scarano, quadra, Trilha da Ciência e da Saúde, além de um auditório para conferências e palestras. O auditório tem capacidade para 110 pessoas e possui um equipamento de multimídia, projeção e sonorização, já tendo sediado vários eventos científicos e didáticos importantes em Macaé,
Conhecido por professores e alunos como Fábrica de saberes e sonhos, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade de Macaé (Nupem-UFRJ) celebrou, no mês de maio, de forma online, seus 27 anos de fundação com participações de autoridades, apresentações artísticas, depoimentos de professores e alunos, e apresentação do novo site do instituto.
O Instituto NUPEM/UFRJ foi criado a partir do interesse de pesquisadores em compreender a ecologia das lagoas costeiras da região Norte Fluminense por meio do Projeto EcoLagoas, em parceria com a Petrobrás e a Prefeitura de Macaé.