Robótica: alunos apresentarão protótipos na Brasil Offshore

14/06/2017 16:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Três equipes vão destacar projetos que são desenvolvidos nas escolas municipais

Os estudantes de Robótica da rede municipal irão participar da nona edição da Feira Brasil Offshore que acontece na próxima semana, entre os dias 20 e 23, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Eles vão apresentar aos empresários e público da terceira maior feira de petróleo do mundo, três protótipos sobre energia sustentável. Pela primeira vez, o projeto #Inovareaprender estará na programação. A proposta é destacar trabalhos relevantes ligados à energia e sustentabilidade que são elaborados pelos estudantes.

Na oportunidade, representantes de três equipes vão destacar os projetos que são desenvolvidos nas escolas municipais Edda Moreira Daflon (Imbetiba), Natálio Salvador Antunes ( Córrego do Ouro) e no espaço LabInovar, espaço do programa #inovareaprender, que funciona na Cidade Universitária com atendimento específico aos alunos e universitários, cursos, oficinas, programação, experiências com protótipos e pesquisas.

Os estudantes apresentarão os projetos nos dias 22 e 23 no estande da Prefeitura de Macaé dentro da Feira Brasil Offshore. Os estudantes terão a oportunidade de atrair empresas que desejam investir na educação inovadora e compartilhar as experiências adquiridas nas aulas de robótica. De acordo com a responsável pela programa #inovareaprender, Luemy Ávila, a participação de alguns integrantes da robótica tem a intenção de contribuir com a ampliação do horizonte dos alunos, e sobretudo, atrair "olhares" das empresas para que os protótipos apresentados possam ser produzidos em larga escala. "O projeto dos alunos é contínuo. Não para. O aprendizado é constante e os protótipos precisam ser multiplicados", ressalta.

Energia solar - A prevenção e a sustentabilidade são focos principais do protótipo movido a energia solar que será destacado pelos alunos da Escola Municipal Edda Daflon. O protótipo conta com um sensor que busca a eliminação das larvas do mosquito aedes aegpty e consequente proliferação do mosquito da dengue.

Biodigestão - Já os estudantes da Serra vão mostrar para o público participante e visitante da Feira Brasil OffShore o projeto "Biodigestor". O protótipo de autoria dos alunos da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes vai evidenciar o protótipo que mostra na produção de gás de cozinha, a partir de compostos orgânicos.

Localizador - Já o protótipo elaborado pelos representantes do laboratório do #inovareaprender conta com um localizador voltado para práticas de resgates de pessoas que atuam na área onshore e offshore.

Etapa regional - Além da Feira Brasil Offshore, os alunos de 11 escolas participantes de estações de trabalho também estão se preparando para etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, no dia 8 de julho. A programação vai envolver 52 escolas públicas e privadas de Macaé e Rio das Ostras. Deste total, 37 unidades são da rede municipal. O evento será na Cidade Universitária, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a educação de Macaé se destaca no país por participações em olimpíadas e torneios. Os participantes se dedicam ao programa#inovareaprender, com trabalhos que envolvem inovação, tecnologia e ciência.

As melhores equipes da fase regional serão classificadas para fase estadual, que vai acontecer em agosto, no Rio de Janeiro. Os selecionados desta competição vão disputar a etapa nacional no mês de outubro em Curitiba.