Rodada de Licitações traz novo fôlego para a indústria do petróleo

30/04/2015 17:49:00 - Jornalista: Juliana Carvalho / Catarina Brust

Foto: Luiz Bispo

Macaé se prepara para novo momento do Petróleo

O anúncio da Agência Nacional de Petróleo (ANP), este mês, das áreas em estudo para a décima terceira Rodada de Licitações, a ser realizada este ano, traz novo fôlego para a região da Bacia de Campos. Estão sendo analisadas áreas em 23 setores, distribuídos em dez bacias sedimentares. A negociação traça um importante marco para o reaquecimento da indústria do petróleo no país.

Além de Campos, o estudo contempla as bacias de: Amazonas, Parnaíba, Potiguar (terra), Recôncavo, Sergipe-Alagoas (mar), Jacuípe, Camamu Almada, Campos, Espírito Santo (mar) e Pelotas. Para o prefeito de Macaé, cidade que abriga o principal centro de operações da Petrobras na Bacia de Campos, Dr. Aluízio, o anúncio reforça o posicionamento da cidade como protagonista da produção do pós-sal. “Esta ação demonstra que o mercado está voltando a se aquecer, o que traz novo ânimo para o município, região, seus trabalhadores e investidores”, afirmou.

Mesmo com a retração econômica, Macaé manteve seu programa de ações em áreas fundamentais, como infraestrutura. Essa dinâmica, de acordo com Aluízio, demonstra a preocupação do governo municipal em preparar a cidade para um crescimento contínuo. “Hoje, conseguimos apresentar uma nova cidade para uma nova era do petróleo. Estamos investindo fortemente em saneamento básico, mobilidade urbana e oferecendo condições para que empresas, comerciantes e empreendedores tenham total suporte da prefeitura para suas atuações e garantindo ainda a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, assegurou Aluízio.

A data da décima terceira Rodada e os blocos selecionados para o leilão serão divulgados, futuramente, pelo Ministério de Minas e Energia.