Saeb é aplicada na rede municipal

19/11/2021 12:51:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Prova começou a ser aplicada na rede municipal para alunos do 5º ano, 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2021), começou a ser aplicado na rede municipal para alunos do 5º ano, 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio. A realização segue até dia 10 de dezembro, conforme um cronograma específico para cada uma das 54 escolas municipais participantes. A expectativa é que 5.853 alunos participem da prova, que segue todos os protocolos sanitários. Todos os espaços escolares receberam orientações da coordenação local da prova.

O Saeb permite que as unidades municipais avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Nesta sexta-feira (19), a avaliação foi aplicada na Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez, que contou com a participação de 41 estudantes do 5º ano, que se integraram a um café da manhã e receberam um kit especial. Segundo as diretoras Kátia Dias dos Santos (geral) e Jaqueline Moreira (adjunta), também foram desenvolvidas intervenções específicas como simulados e exercícios com foco para leitura, escrita e raciocínio lógico. " Esta é uma oportunidade para identificar como está a aprendizagem dos alunos. Esta prova é muito importante", ressalta Kátia.

A secretárias de Educação, Eliane de Araújo, e adjunta de Educação Básica, Leandra Lopes, pontuam que " a participação dos alunos é essencial no dia da avaliação, pois o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem a finalidade avaliar a educação básica do país e contribuir para melhoria de sua qualidade e universalização do acesso à escola. O resultado do Ideb representa um momento avaliativo, fruto do esforço, dedicação e determinação de professores e de toda comunidade escolar".

A aplicação do Saeb segue no decorrer da próxima semana nas seguintes unidades municipais: Amil Tanos, na segunda-feira (22), e Natálio Salvador Antunes, na terça-feira (23). Na quarta-feira (24), a previsão é dos espaços escolares Tarcísio Paes de Figueiredo, Raul Veiga, Generino Teotônio de Luna e Professor Samuel Brust. Na quinta-feira (25), serão aplicadas nas escolas municipais Córrego do Ouro, Wolfango Ferreira, Fantina de Melo, Eraldo Mussi e Lions. Na quinta-feira (26), o Saeb será nas unidades Zelita Rocha de Azevedo e Onilda Maria da Costa e, na segunda-feira (29), a prova vai acontecer nas unidades municipais: Interagir, Paulo Freire e Maria Cristina Castello Branco da Cruz. Na terça-feira (30), serão nas unidades Joffre Frossard, Colégio Aplicação, Neusa Goulart Brizola e Almir Francisco Lapa

Para a aplicação da prova, a equipe técnica da Secretaria de Educação promoveu reuniões com as equipes gestoras no mês de outubro. Algumas escolas municipais também estão preparando sorteio de brindes como bicicletas, programação diversificada de boas-vindas aos participantes para o dia da avaliação e mobilização da comunidade escolar.

Na lista de estratégias estão aplicação de avaliações internas, sensibilização dos pais e responsáveis através de reuniões e informes em redes sociais das escolas, grupos de WhatsApp, além de trabalho de busca dos alunos que estudam no ensino remoto para reafirmar a importância do Saeb. Outras atividades são o lançamento do concurso de slogan “Seja um aluno Top 21" , intervenções especiais quanto aos conteúdos e aplicação de testes externos de fluência de leitura e conhecimentos matemáticos.

A Secretaria de Educação por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM) disponibilizou o projeto de reforço escolar a partir dos descritores Saeb no período de setembro a novembro com estratégias específicas como: reforço com o professor integrador e com os que atuam junto às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, utilizando as atividades semanais do site www.ntmmacae.com/ideb, além dos demais recursos disponíveis: mobilização da equipe escolar para acompanhamento pedagógico do projeto; atualização do site do NTM com coletânea de atividades, criação de espaço virtual interativo; realização de palestras, lives com estudantes e responsáveis e exibição de vídeos curtos para incentivar a participação dos estudantes na prova.

Vale lembrar, o objetivo é alcançar a taxa de participação de, pelo menos, 80% dos estudantes matriculados na etapa de ensino avaliada, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica-2021.