Foto: Guga Malheiros
A implantação do sistema de esgotamento terminou esta semana
A Prefeitura de Macaé cumpre mais uma etapa do objetivo de ampliar o saneamento básico do município. Foi concluída nesta semana, a implantação de redes do sistema de esgotamento sanitário no bairro Mirante da Lagoa, com redes interligadas ao Subsistema da ETE do Mutum. As obras têm como meta deixar de lançar esgoto in natura na Lagoa de Imboassica, melhorando a qualidade de vida da população do entorno do importante manancial do município.
Várias ruas da localidade receberam as redes de esgoto e, na quarta-feira (19), foi instalado o último tubo com seis metros de comprimento por 150 milímetros de diâmetro. A instalação foi acompanhada pelo presidente da Esane, Marcos Muffareg, que vistoriava as obras na localidade. Com a conclusão da instalação da rede de esgoto, pequenos ajustes na pavimentação de ruas estão sendo realizados. Serão refeitos alguns trechos e a empresa vistoria todo o bairro, promovendo a limpeza de resto de obras.
A rede instalada no Mirante da Lagoa faz parte do Subsistema Mutum, e as redes concluídas estão captando o esgoto e direcionando os dejetos para a ETE do Mutum, que está em pleno funcionamento e sendo ampliada.
Para o subsistema Mutum, são instalados 14km de rede nova, renovação da rede existente, 1.342 ligações domiciliares, 2km de coletores tronco, 3km de linhas de recalque, atendimento a 7.240 habitantes, seis estações elevatórias, duplicação da capacidade de 20 l\s para 40 l\s, com eficiência no tratamento de 97%.
A ETE do Mutum abrange cinco bacias, atendendo os bairros Mirante da Lagoa, Recanto da Lagoa, São Marcos, Pecado, Jardim Guanabara e Morada das Garças. Com a implantação de uma linha de recalque e tendo a ETE capacidade para absorver e tratar maior quantidade de esgoto, essa estação passará a receber o esgoto da orla da Praia dos Cavaleiros e Praia Campista, até que seja construída a ETE Central.