Saneamento Lagomar: estruturas no subsistema passam por recuperação

19/09/2019 11:42:00 - Jornalista: Assessoria BRK Ambiental

Foto: Divulgação

Serão beneficiados mais de 35 mil pessoas na região

Após assumir a operação do subsistema Lagomar, beneficiando mais de 35 mil pessoas naquela região, a empresa concessionária BRK Ambiental começa a realizar plano de ação para a recuperação da estrutura e desobstrução da rede. Para isso, uma frente de trabalho inicia as atividades de revitalização da Estação Elevatória da Rua W-16 a partir desta quinta-feira (19). A intervenção vai exigir uma interdição parcial no trecho que vai da Travessa Macaense, passando pela Travessa da Mata, até a Travessa Ipanema. A previsão é de que as atividades sejam concluídas até a sexta-feira (27).

Paralelo as obras, a BRK Ambiental vem realizando atividades para conscientização da população, com a entrega de material educativo aos moradores e comerciantes locais. Desta forma, eles ficam sabendo ainda mais sobre o trabalho planejado pela empresa para a região e sobre como podem colaborar para que o saneamento traga mais qualidade de vida a quem mora na localidade.

O conteúdo do material contempla temas como o que é saneamento e os benefícios que ele pode trazer; quantos quilômetros de rede e estações elevatórias os bairros possuem; como é feita a coleta, o tratamento e a devolução do esgoto tratado ao meio ambiente; como funciona a Estação do Lagomar e sua capacidade para tratamento e dicas sobre como fazer a ligação corretamente a rede de esgoto e sobre como o morador pode colaborar para o funcionamento pleno do sistema.

"Esta é uma região em que há presença de recursos naturais que merecem ser preservados. E o morador é parte fundamental neste ciclo em que todos poderão desfrutar dos benefícios no futuro, já que os bons resultados do trabalho não dependem somente da BRK. É importante a ligação correta à rede de esgoto, assim como em sua conservação, não fazendo o descarte irregular de lixo", disse o diretor da BRK Ambiental, Sergio Trentini.

Subsistema Lagomar

Em 2013, o Subsistema Lagomar foi construído pela Prefeitura de Macaé, com 56 km de redes coletoras de esgoto e 14 estações elevatórias (11 no Lagomar e três no Engenho da Praia), além da Estação de Tratamento (ETE Lagomar), que tem capacidade para tratar até 40 litros de esgoto por segundo.

Neste período, para contribuir com a qualidade operacional e acelerar o atendimento à população, a BRK Ambiental prestou apoio ao poder público. Agora, cabe a empresa cuidar da coleta, afastamento, tratamento e destinação final do esgoto gerado nos dois bairros da zona norte da cidade.

Além das atividades para conscientização da população e das ações mais imediatas para recuperação da estrutura e desobstrução da rede, o planejamento da empresa também inclui o combate ligações irregulares. Tudo para que, gradativamente, se possa observar melhorias efetivas com relação à presença de vazamentos em vias públicas, mau-cheiro e, em especial, o descarte de esgoto in natura na Praia de Lagomar.


Fotos Relacionadas