Saúde: equipe multidisciplinar atende pacientes com sobrepeso

26/01/2018 15:42:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Tratamento odontológico é um dos serviços oferecidos ao paciente

Dados do Ministério da Saúde apontam que, nos últimos 10 anos, a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%. A cada cinco brasileiros, um está obeso. Em Macaé, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, conta com um trabalho multidisciplinar de cuidado dos pacientes com sobrepeso e obesidade.

Em dezembro, o serviço gerenciado pela Divisão de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), ganhou o reforço da equipe da Coordenação da Odontologia Coletiva e do Trabalho, que implantou um consultório para atendimento destes pacientes. As consultas acontecem toda quinta-feira, no setor de odontologia do Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos, com horário agendado.

De acordo com a coordenadora de Odontologia Coletiva, Carla Bittencourt, antes do atendimento ambulatorial, os pacientes participam de palestras sobre higiene bucal e informações nutricionais com a equipe multiprofissional da Catan. "Os problemas mais comuns nos pacientes são na área de periodontia (gengiva), e se não tratado pode acarretar até na perda dos dentes", frisou.

Carla acrescentou, que a Odontologia Coletiva faz um trabalho permanente de prevenção e orientação da população, com palestras em salas de espera, escolas da rede municipal. O trabalho nas escolas inicia-se com a identificação das crianças com cáries menos complexas. O tratamento é feito na unidade escolar sem uso de anestesia ou instrumentos rotatórios. Os profissionais utilizam instrumentais manuais para remoção da cárie, o material usado na restauração é específico para essa técnica e libera flúor.

Os pacientes que necessitam de um tratamento com especialistas são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde são oferecidas especialidades como endodontia (canal), cirurgia (extração de dente, remoção de lesões), periodontia (tratamento gengival), estomatologia (diagnóstico de doenças da cavidade bucal) e prótese (dentaduras). Também é realizado atendimento a pacientes com necessidades especiais, bebês e crianças e, no anexo, atendimento de urgência 24h. A marcação de consultas é feita através do telefone (22) 2762-0539. As próximas datas são 7 e 28 de fevereiro, de 8h às 12h.

Para Diefferson Araújo, que faz parte do grupo da Linha de Cuidado dos Pacientes com sobrepeso e Obesidade, o trabalho desenvolvido pela saúde mudou a sua vida. Em três meses ele perdeu 15 quilos e está mais confiante. Ele disse que depois que entrou no grupo o seu comportamento mudou, adotou hábitos alimentares saudáveis e incluiu a atividade física na rotina.

- Hoje, evito alimentos industrializados e adotei a bicicleta como meu principal meio de transporte. Agora, para completar estou fazendo meu tratamento dentário. A equipe aqui é muito atenciosa, assim como os profissionais da Linha de Cuidado dos Pacientes com sobrepeso e Obesidade -, contou.

Cuidado - A Divisão de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) é responsável por organizar a Linha de Cuidado dos Pacientes com sobrepeso e Obesidade e elaborar estratégias necessárias às demandas do município, tendo como responsável técnica a nutricionista Rejane Reis. Fica responsável pela operacionalização, através de capacitação e apoio matricial às equipes da Atenção Básica e do Ambulatório Especializado em Obesidade.

Atualmente, a equipe do Ambulatório Especializado em Obesidade atende no Pronto Socorro Municipal (PSM), localizado na Rua Luiz Belegard, s/nº, Imbetiba, atendendo pacientes com IMC maior que 40 kg/ m², encaminhados por profissionais de nível superior da Rede de Atenção à Saúde do município, com ou sem comorbidades através de Documento de Referência e Contra Referência.

O atendimento acontece às quartas-feiras com o psicólogo, quintas-feiras com a nutricionista e sextas-feiras, à tarde, com fisioterapeuta. Pela manhã, as atividades em grupo da fisioterapia são desenvolvidas na Casa da Convivência, atendimentos individuais e em grupos, com temáticas específicas de cada especialidade. Os grupos são desenvolvidos no Auditório do Hospital São João Batista, quinzenalmente.

Segundo a nutricionista, Rejane Reis, conforme diretrizes do Ministério da Saúde (MS, Portaria n° 424) o tratamento cirúrgico é apenas uma ação dentro da linha de cuidado das pessoas com sobrepeso e obesidade, sendo indicado apenas em alguns casos específicos estabelecidos pela Portaria do MS.

A coordenação da Linha de Cuidado dos Pacientes com Sobrepeso e Obesidade desenvolve, bimestralmente, Oficinas Culinárias para a população de Macaé, em parceria com a Escola de Gastronomia, Lojas de Especiarias e o Hortifruti, visando conscientizar os pacientes sobre a importância de uma boa alimentação, como fundamento de uma vida saudável.

- Buscamos incentivar os pacientes a retornar o hábito de cozinhar em casa, quebrando com a máxima de que o saudável é caro e que cozinhar o próprio alimento não é prático. Além disso, a oficina é um estímulo ao empoderamento deste paciente como responsável pela melhoria da sua própria situação de vida, a fim de que tenha condições para fazer escolhas mais saudáveis que impactem sobre sua qualidade de vida, internalizando conceitos e modificando comportamentos -, frisou.

Quem desejar participar das Oficinas Culinárias, pode fazer a inscrição pelo telefone da Catan (22) 2759-1024. A próxima Oficina Culinária está agendada para o dia 07 de março.


Fotos Relacionadas