Saúde inicia campanha de vacinação antirrábica

08/05/2018 08:42:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

É importante que o animal não esteja doente e seja levado por um adulto com a carteira de vacinação

Em função da chuva, a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, que teria início nesta terça-feira (8), na localidade de Imboassica, foi adiada. Para quarta-feira (9), a programação prevê o atendimento na Fazenda Celso Daniel; na quinta (10), Cabiúnas e na sexta (11), em Águas Maravilhosas. Este ano, a meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é imunizar 24.096 animais, a partir dos quatro meses de idade. A campanha segue até setembro obedecendo um cronograma com a realização de 116 pontos de vacinação na cidade e região serrana. Em Imboassica, uma nova data será agendada.

Agentes de endemias do CCZ e veterinários irão percorrer os bairros e localidades do município, sempre de 9h às 16h. A cada dia a equipe estará em um local.

É importante que o animal não esteja doente e seja levado por um adulto com a carteira de vacinação. Em caso de fêmeas que estejam amamentando ou esperando filhotes, a vacina não é recomendada.

Antirrábica - A vacina antirrábica protege os animais contra a raiva e evita a transmissão da doença aos seres humanos. A raiva afeta o sistema nervoso central, podendo evoluir para óbito da pessoa contaminada.

O Coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), Rafael Amorim, ressaltou a importância de manter os animais com suas vacinas em dia e que a vacina antirrábica é gratuita, protegendo os animais contra uma doença que pode ser transmitida ao homem.

- Além da vacinação, estaremos fazendo o registro dos cães e gatos, para que possamos traçar novas estratégias para controle populacional, por meio da esterilização cirúrgica (castração) - esclareceu.

Clique e confira o cronograma completo