Foto: Rui Porto Filho
O trabalho nesta segunda-feira (4) começou no Canal do Capote, na Nova Aroeira
A Secretaria de Saúde de Macaé iniciou nesta segunda-feira (04) o trabalho de controle do Culex (pernilongo). Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) farão um trabalho contínuo nos principais canais da cidade com a aplicação de larvicida biológico.
O itinerário dos agentes começou nesta segunda-feira no canal do Capote, ao longo da Linha Verde e na rua Vitória Régia, na Nova Aroeira. Já na terça-feira (05), a pulverização será no canal do bairro da Glória. Nos dias seis, sete e oito a equipe concentrará os trabalhos no canal Macaé-Campos nos bairros Parque Aeroporto, Jardim Carioca e Ajuda.
O coordenador do CCZ, Ramon Bouças explica que a aplicação do larvicida biológico nas margens dos canais está sendo feita por três agentes, que utilizam bombas de pulverização manual contendo o produto e por ser biológico não causa nenhum impacto ambiental.
- O trabalho de pulverização é muito mais eficiente que a aplicação de inseticidas através do carro fumacê, que só controla a população de mosquitos adultos, e pode causar impacto ambiental. O método de controle com o lançamento de biolarvicida direto no espelho d'água dos canais, diminui consideravelmente a infestação de larvas do pernilongo que tem predileção por águas sujas e com pouco movimento. Desta forma impedimos que o mosquito nasça -, frisou.
A pulverização obedecerá um intervalo de 15 dias para uma nova aplicação. Para observar os pontos mais críticos, haverá o monitoramento de 100 em 100 metros na extensão dos canais através da coleta de amostras da água para se detectar a quantidade de larvas.
Ramon acrescenta que a expectativa é de que em um curto espaço de tempo, de 30 a 45 dias, a população dessas localidades contempladas com o Programa Municipal de Controle de Culex, já sentirão uma queda brusca na quantidade de pernilongos, principalmente no período noturno.