Saúde muda local de alguns exames

20/02/2017 16:57:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Exames complementares são importantes para garantir a saúde do bebê

Alguns exames complementares realizados pela Secretaria de Saúde terão seus endereços alterados para proporcionar mais comodidade aos pacientes e usuários. O Programa de Triagem Auditiva Neonatal, o teste da orelhinha, passou a funcionar na Casa da Criança e do Adolescente, a partir desta segunda-feira (20). No início de março, também vai para o mesmo local, o exame que detecta se existe alguma alteração no fênulo - membrana que liga a língua à parte inferior da boca - o chamado teste da linguinha. Exames esses que são direcionados a recém-nascidos e bebes até seis meses.

Já os exames de audiometria e impedanciometria vão passar a funcionar no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos, no Miramar, no início do mês de março. Esses exames são utilizados para verificar possíveis alterações auditivas. Por conta da mudança de local (os serviços eram realizados no Centro de Reabilitação) dos equipamentos, que exigem desmontagem e montagem, a agenda estará fechada durante uma semana, retornando em março.

- Todos esses exames podem ser agendados por meio de pedido médico, de enfermagem e fonoaudiólogo. Os testes da orelhinha e da linguinha, como são direcionados aos recém-nascidos e bebês, ficaram na Casa da Criança e do Adolescente, permitindo que os serviços sejam concentrados num único lugar - explica a supervisora de fonoaudiologia da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria de Saúde, Cristiane Rangel.



Casa da Criança e do Adolescente

Endereço: Rua Francisco Portela, 91, Centro. Tel. 2757-3363

Teste da Orelhinha

O Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal, é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

O exame é indolor e pode ser realizado enquanto o bebê dorme.

Agenda aberta diariamente das 7h às 18h.

Exames segundas e terças-feiras das 9h às 16h.

Teste da Linguinha

O exame consiste em verificar se existe alteração no frênulo (conhecido como freio), que é a membrana que liga a parte inferior da língua ao assoalho (ou a base, como preferir) da boca.

Agenda aberta diariamente das 7h às 18h

Exames terças das 9h às 16h



Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos

Endereço: Rua Marechal Rondon n° 390, Miramar. Tel.: 2796-1685

Audiometria

A audiometria é um exame que avalia a audição. O paciente, no interior de uma cabine, é testado para sua audição. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do paciente.

Impedanciometria

A impedanciometria mede a integridade do sistema tímpano-ossicular e do reflexo estapédio. Durante a realização do teste deverá ser posicionada uma pequena sonda, de forma indolor, na entrada do conduto auditivo externo do paciente. É usada para diferenciar as patologias entre si, permitindo inferir sobre o funcionamento da tuba auditiva.

Agenda aberta diariamente das 9h às 16h

Exames quartas e sextas-feiras das 9h às 16h