Foto: Arquivo Secom
Preservar a fauna e a flora com foco na harmonia do ecossistema é meta do setor
Diversos serviços são oferecidos à população de Macaé pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Sema) da prefeitura. Coletas de resíduos, licenciamento ambiental, corte e poda de árvores e recolhimento de animais silvestres são alguns deles.
O objetivo da coleta de resíduos é dar uma destinação correta a esses produtos e materiais. Já a meta do licenciamento ambiental é regular as atividades potencialmente poluidoras.
O serviço de corte e poda de árvores é promover a manutenção da arborização municipal. E o recolhimento de animais silvestres visa sua reintrodução ao habitat natural.
Coleta de resíduos
A Sema promove a coleta de óleo de cozinha, pneus inservíveis e eletroeletrônicos. O recolhimento de óleo vegetal usado contribui com a preservação de recursos hídricos como lagoas, mares, rios e nascentes.
Se lançado irregularmente, apenas um litro do resíduo seria o suficiente para contaminar cerca de 25 mil litros de água potável, além de provocar a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes.
De janeiro a junho de 2017, foram obtidos 5,6 mil litros de óleo em Macaé.
Os postos de recolhimento de óleo vegetal usado são os seguintes:
Cavaleiros: em frente ao posto dois, próximo ao Espaço de Convivência;
Sana: na base operacional da Secretaria de Ambiente;
Alto dos Cajueiros: na Secretaria de Ambiente (Av. Rui Barbosa, 1725);
Centro: no Colégio Luiz Reid e no Mercado de Peixes;
Morada das Garças: na base operacional na Lagoa de Imboassica;
Barra de Macaé: no Macaé Facilita;
Córrego do Ouro: no Macaé Facilita;
Lagomar: na Rua W 5;
Mirante da Lagoa: na entrada principal do Mirante da Lagoa
Aroeira: no Restaurante Popular e
Parque Aeroporto: na sede da Associação de Moradores.
No referente à coleta de pneus inservíveis, a Sema registrou um total de 286 toneladas, no primeiro semestre de 2017, em Macaé. Para isso, caminhão da prefeitura percorre borracharias na cidade, fazendo o recolhimento.
Já os interessados em descartar eletroeletrônicos devem fazer contato com a Secretaria de Ambiente pelos telefones (22) 2772-3571, 2772-3597 ou 2772-1810. Nos primeiros seis meses de 2017, foram recebidos 371 quilos deste resíduo.
Licenciamento ambiental
Todo requerente que deseja construir, terraplanar, exercer atividades comerciais ou que utilize recursos ambientais de forma a causar potencial degradação ambiental tem de entrar com pedido de licenciamento. Nos primeiros seis meses desse ano, foram 28 licenças no município.
Poda e corte de árvores
No primeiro semestre de 2017, houve 69 autorizações de corte e 57 de poda de árvores na cidade. Este trabalho é conduzido pela Coordenação de Arborização da Secretaria de Ambiente. Basta marcar pelo telefone.
Recolhimento e reintrodução de animais silvestres ao seu habitat natural
Aves de diversas tipologias, gambás e cobras e outros animais silvestres são recolhidos pela Sema, que os devolve à natureza. O mesmo setor também agiliza o controle de abelhas e marimbondos.
Há outras atividades da Sema como atendimento a denúncias de crimes ambientais, consulta prévia (quando a pessoa física ou jurídica pretende realizar alguma obra), entrega de certidão para ligação de luz e outras.
A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade fica na Avenida Rui Barbosa, 1725, primeiro piso do Macaé Shopping.