Secretaria de Trabalho e Renda é elo com empresas

19/01/2018 14:31:00 - Jornalista: Arquivo Secom

Foto: Equipe Secom

Em 2017, foram realizados 9.966 atendimentos, como encaminhamento para vaga de emprego e emissão de documento

Com ações pautadas na promoção de políticas de trabalho e renda, a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda de Macaé atua de forma articulada com empresas na intermediação de mão de obra e parcerias com instituições públicas para emissão de documentos.

Em 2017, foram realizados 9.966 atendimentos, entre abertura de vagas, encaminhamento para contratação, efetivo de contratação e empresas parceiras. Dentro dos serviços de emissão de documentos, o órgão disponibiliza para o cidadão carteira de identidade e de trabalho. A rodada de partilha do pré-sal e os leilões deram novo ânimo para a geração de vagas de emprego.

Cresce vaga de emprego após leilões do petróleo

A segunda e a terceira rodadas de partilha do pré-sal; o 14° leilão, com áreas no pós-sal; e a expectativa da quarta rodada do pré-sal e do 15º certame do pós-sal dão novo fôlego ao setor e prometem aquecer o mercado de trabalho.

A perspectiva é de que até 2020 sejam criadas cerca de 500 mil oportunidades de trabalho diretas e indiretas no arranjo produtivo de petróleo e gás no país, de forma gradativa, segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).

Em Macaé, dados da Central do Trabalhador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda já sinalizam a melhora na geração de vagas de emprego.

Central do Trabalhador informa fim de agendamento para vagas

Para facilitar o acesso dos candidatos às vagas de trabalho na Central do Trabalhador, não é mais preciso fazer o agendamento para concorrer a uma das vagas. Os interessados podem ir direto à Central do Trabalhador, na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, em frente ao Estádio Cláudio Moacyr, na Barra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para emissão de carteira de identidade e de trabalho é necessário fazer o agendamento pelo site www.macae.rj.gov.br/trabalhoerenda ou pelo 08000211138. Após o agendamento, o candidato deve comparecer à CTM. Em caso de dúvida, o interessado deve ligar para a Central do Trabalhador pelo telefone 22-2763-6344.

Atuação facilita interface entre empresas e mão de obra

Para se candidatar às vagas divulgadas, basta o trabalhador se cadastrar pelo site macae.rj.gov.br/trabalhoerenda, ou pessoalmente na Central do Trabalhador, o que facilita para quem não tem acesso à internet. O local também faz emissão de carteira de trabalho e identidade.

O órgão atua ainda como facilitador de processos seletivos, disponibilizando espaço adequado, bem como dinâmicas de grupos. Empresas interessadas no serviço podem acessar o site da Prefeitura de Macaé, pois todo processo é feito on-line.

Projeto leva dignidade para ex-moradores em situação de rua

A Prefeitura de Macaé formalizou compromisso de trabalho com 54 pessoas em situação de rua. A iniciativa faz parte da ação de reinserção desse grupo à sociedade por meio do mercado de trabalho.

De acordo com a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, o aproveitamento dos 54 inseridos foi 100% satisfatório. Os beneficiados são assistidos por projetos sociais da prefeitura. Todos foram encaminhados para a sua área de identificação e aptidão. Eles atuam no paisagismo, serviços gerais e capina.

Essa ação é uma realização conjunta das Secretarias Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e Adjunta de Trabalho e Renda. As 54 pessoas inseridas no mercado de trabalho estavam cadastradas pela Pousada da Cidadania ou pelo Centro Pop, além do Abrigo Temporário, que funcionou durante o inverno e foi desativado.


Fotos Relacionadas