Secretaria e Conselho de Saúde debatem situação das UPAs

31/08/2015 17:05:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Encontro ocorreu nesta segunda-feira

O secretário de Saúde, Pedro Reis, se reuniu nesta segunda-feira (31) com os membros do Conselho Municipal de Saúde. Na ocasião, foi debatida a nova forma de gestão que será implementada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a partir do projeto de reestruturação da saúde. As UPAs, que atualmente são geridas de forma indireta (terceirizada), pela Organização Social - Espaço Produzir, passaram ao controle direto da administração municipal, medida que recebeu apoio unânime dos conselheiros.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sebastião Piraí, a entidade está acompanhando de perto o processo de mudança e considera positiva a atitude, orientada pelo prefeito Dr. Aluízio, de passar para a gestão direta da secretaria o controle destas unidades. “É sabido que, em todos os lugares em que foi implementado, o modelo de gestão indireta, por contrato de terceirizações, tem apresentado problemas, seja na qualidade do atendimento, seja no atraso do repasse dos pagamentos aos funcionários. O conselho acredita que a qualidade do serviço público tem muito a melhorar com a mudança deste paradigma”, explicou Piraí.

Na reunião, o Secretário de Saúde, Pedro Reis, comentou que nenhuma unidade de saúde será fechada. “Nossa ideia é justamente ampliar os serviços prestados à comunidade. Durante nossa gestão nenhuma unidade será fechada”, garantiu o secretário.

Grupo de trabalho — Foi deliberada no encontro a formação de um grupo de trabalho, formado por dois membros do conselho e um técnico da Secretaria de Saúde com o objetivo de analisar todos os aspectos do contrato de gestão das UPAs, bem como dar mais transparência e celeridade ao processo. “Essa é a primeira vez, em muitos anos, que a Secretaria de Saúde traz o conselho fiscalizador para o centro de suas decisões. Com isso, a comunidade só tem a ganhar”, disse o presidente.