Foto: Rui Porto Filho
Secretário de Macaé recebe reconhecimento da Academia Brasileira de Medalhística Militar (Abrammil)
O Secretário de Saúde de Macaé, Pedro Reis Pereira, será agraciado com a Medalha de Mérito Presidente Juscelino Kubitschek – Grau de Cavaleiro, em cerimônia que acontecerá na noite desta sexta-feira (29) no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo. A homenagem será conferida pela Academia Brasileira de Medalhística Militar (Abrammil) em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da Saúde Pública de Macaé.
A Medalha de Mérito Juscelino Kubitschek foi criada pela Abrammil no ano de 2008. A Abrammil foi criada em primeiro de março de 2007 e tem como Patrono Dom João VI. Trata-se de uma associação que tem por objetivo promover a cultura e a pesquisa na área da Medalhística Militar e Civil do Brasil. Objetiva exteriorizar o reconhecimento às personalidades cujas ações tenham, significativamente contribuído ou venham a contribuir para o bom desenvolvimento ou estreitamento das relações entre civis e militares, concorrendo para a melhor integração da sociedade brasileira.
A Academia possui a Utilidade Pública Estadual do Estado do RJ, é registrada na União Europeia e cadastrada na Organização das Nações Unidas. Suas atividades estão direcionadas para homenagear os cidadãos e entidades que, por suas virtudes patrióticas, difundem e mantêm o culto dos feitos gloriosos dos civis e militares da nação brasileira.
O homenageado — Nascido em Natividade, Pedro Reis Pereira é um dos grandes nomes quando se fala em medicina no município de Macaé. Formado pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, especializou-se em otorrinolaringologia e fez pós-graduação em Saúde Pública em Cuba, tem também em seu currículo especializações em Los Angeles e Barcelona.
Com quase 30 anos dedicados a área médica, Pedro Reis Pereira já foi Secretário Municipal de Saúde do Município de Macaé por três vezes ( 1989 a 1991, 1997 a 2000 e 2001 a 2004), além de ter dirigido o Centro Estadual de Saúde Dr. Jorge Caldas. Durante seus períodos como secretário, Macaé foi reconhecida pelo UNICEF como "Município Amigo da Criança", situando-se entre os 19 melhores do Brasil em atenção básica, segundo o Ministério da Saúde, além de ser confirmado como o Município do Rio de Janeiro com menor índice de mortalidade infantil, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
Na área social seu trabalho também é reconhecido. Em 1992, após encontro com Madre Tereza de Calcutá, iniciou, no então Asilo da Velhice Desamparada, a Construção do Hospital que recebeu o nome da religiosa. Em 1996, juntamente com membros da Igreja Católica, iniciou a construção da Casa de São Francisco de Assis, para apoio a pacientes com AIDS. Além do trabalho como médico e gestor público, Pedro Reis também já ocupou o cargo de vereador. Atualmente, exerce o cargo de Secretário de Saúde, a convite do prefeito Dr. Aluízio.