Foto: João Barreto
Noventa por cento dos consumidores saíram com negociação
Consumidores que estavam com a energia elétrica cortada após a suspensão da medida que proibia, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o corte de energia, mesmo que a conta de luz não tivesse sido paga, formaram um dos perfis de clientes que procuraram o Feirão da Negociação, realizado pela Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé). A programação ocorreu na semana passada, entre terça-feira (30) e sexta-feira (3). No total, 635 consumidores foram atendidos.
"O Procon atuou para ofertar melhores condições de negociações para consumidores. Demos condições diferenciadas do que as lojas das concessionárias sugerem. Em alguns casos o parcelamento chegou a 60 vezes", destacou o procurador Adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Gilcimar Prata, acrescentando que a maioria dos consumidores que procurou o Feirão da Negociação foi para parcelamento de débito.
De acordo com o procurador, 120 consumidores procuraram o Feirão da Negociação no primeiro dia, que teve a Enel como concessionária convidada; 179 negociaram também com a Enel no segundo dia; no terceiro dia do Feirão, 199 clientes participaram da intermediação, quando a BRK e a Cedae foram as concessionárias chamadas. No encerramento da programação, na sexta-feira (3), também com a Cedae e a BRK, 136 pessoas fizeram as transações.
O procurador do Procon comemorou a adesão dos consumidores. "A ideia do projeto foi fazer com que o consumidor que chega no fim do ano endividado consiga resolver seu problema de dívida, tendo seu nome limpo, o que é bom para a cidade porque faz a economia girar e o consumidor retoma seu poder de compra", citou.
A população pode entrar em contato com o Procon pelo e-mail: atendimento.procon@macae.rj.gov.br ou ir à sede da procuradoria, das 9h às 16h, no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), na Avenida Presidente Sodré, 466, Centro.