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Semáforos de Macaé passam a contar com dispositivo de avanço

30/12/2014 14:54:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

O principal objetivo é coibir o avanço do sinal vermelho

A longo do mês de dezembro, os semáforos de Macaé começaram a receber dispositivos detectores de avanço de sinal e de parada sobre a faixa de pedestres. O objetivo é coibir o avanço do sinal vermelho em cruzamentos com grande movimento de veículos, em especial nos horários de pico, evitando acidentes no trânsito e conflitos no tráfego, além de garantir mais segurança viária. No total, ainda nos primeiros meses de 2015, 20 semáforos, em diferentes pontos da cidade, contarão com o novo equipamento.

A medida foi publicada em Diário Oficial no dia três de dezembro e, desde o dia 20, os dispositivos estão funcionando em caráter de teste em semáforos em sete locais: Trevo Professor Rubens Carneiro (Trevo da Petrobras), na Praia Campista; nos dois sentidos do trevo de acesso ao bairro Novo Cavaleiros, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106); no cruzamento das ruas Abreu Lima e Francisco Portela (próximo à Rodoviária); na Rodovia Amaral Peixoto, na Barra (Praça São Pedro); no trevo de acesso ao bairro Lagomar e no trevo de acesso ao Bairro da Glória na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).

Nos testes realizados nesses sete primeiros pontos estão sendo analisados fatores como a quantidade de irregularidades flagradas, qualidade da captação de imagens, posicionamento das câmeras, entre outros fatores. Portanto, os motoristas passarão a ser infracionados nesses locais assim que as verificações forem concluídas. A previsão é de que isso ocorra já nas primeiras semanas de janeiro.

– Estamos trabalhando para implementar uma série de novidades com relação ao mobiliário semafórico da cidade. E são mudanças importantes para todos. Estamos implantando novamente o sistema de dispositivos de identificação de avanço semafórico, que são radares instalados nos semáforos e que multam os condutores que avançam o sinal vermelho. Sete pontos de monitoramento, já existentes anteriormente, voltaram a ser monitorados e faremos uma ampliação da área de monitoramento, passando a ter 20 pontos –, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Legislação – Para flagrar os condutores que avançarem o sinal vermelho ou pararem sobre a faixa de pedestres, está sendo realizada a instalação das estruturas que contam com sensores, totens, postes, câmeras e softwares de captura de imagens. E, a partir do funcionamento efetivo do dispositivo, a multa para quem for flagrado passando no sinal vermelho (infração gravíssima, com perda de sete pontos na Carteira de Habilitação) será de R$ 191,54. Já para quem parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso (infração média, com perda de quatro pontos na CNH), a multa será de R$ 85,13.

Se for necessária a intervenção no trânsito por parte dos agentes, os mesmos ficarão posicionados de forma a serem captados pelas câmeras, para que, no caso de autorizarem a passagem dos veículos mesmo no sinal vermelho para fluidez do tráfego, os motoristas não sejam multados. No entanto, vale ressaltar que, antes do funcionamento efetivo do dispositivo, os condutores flagrados pelos agentes de trânsito cometendo estas infrações também estão sujeitos as mesmas punições.

Funcionamento – Para evitar situações de risco, os detectores de avanço de sinal e de parada sobre a faixa de pedestres só estarão em funcionamento até que os semáforos passem a funcionar em alerta piscante (luz amarela intermitente). Vale ressaltar também que nos demais horários do dia, os condutores não serão infracionados no caso de passagem durante o sinal amarelo, que indica a necessidade de atenção para a redução de velocidade antes que o semáforo indique a necessidade de parada (luz vermelha).