Semana de Educação Alimentar é lançada na rede

17/05/2018 16:50:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Semana de Educação Alimentar é lançada na rede

Foi lançada oficialmente, na rede municipal, a Semana de Educação Alimentar, nesta quinta-feira (17). Com o tema "Nosso corpo, nossa casa: obesidade e ambiente", a apresentação foi realizada no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo) e envolveu profissionais das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A proposta é mobilizar as unidades para participar da programação iniciada neste mês de maio com previsão para se estender no decorrer do ano letivo em todas as unidades municipais.

O objetivo é incentivar a alimentação saudável junto aos estudantes das escolas municipais, com a utilização de alimentos frescos, promovendo o consumo de frutas e verduras. Outra finalidade é que os estudantes passem a frequentar feiras/sacolões junto com os familiares, e assim prevenir os problemas que atingem o corpo, como a obesidade.

A Semana de Educação Alimentar está prevista na lei estadual 4.856 e atende o Programa Nacional de Alimentação Escolar. A programação contou com palestras de nutricionistas da Secretaria de Educação, Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente com sobrepeso e obesidade.

A programação foi aberta pela Coordenadora de Nutrição da rede municipal, Dina Freitas, que destacou que as ações da Semana de Educação Alimentar devem ser lembradas durante todo ano letivo. Com o tema "Nosso corpo, nossa casa: obesidade e ambiente", a Semana idealizada pela Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar (Reane) tem como principal objetivo mobilizar as escolas. "A finalidade é que os estudantes conheçam cada vez mais os alimentos, suas classificações e a importância do consumo de alimentos saudáveis e não industrializados. A proposta é oferecer sugestões para que as unidades escolares atuem em prol de novos hábitos alimentares", pontua.

Durante o encontro, os participantes aprovaram a programação e receberam materiais produzidos pela Reane, com sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas nas salas de aula. A programação foi aprovada pela diretora da Escola Municipalizada de Educação Infantil Eléa Tatagiba de Azevedo, Janaína Pinheiro Ferreira, a Semana é de fundamental importância para a comunidade escolar. "Já estamos mobilizados. Até o final do ano, vamos envolver nossos 400 alunos em produções coletivas de receitas com produtos com frutas e legumes frescos", conta.

Vanusa Machado, também elogiou a iniciativa e comentou que a Escola Municipal de Educação Infantil Norma Shirley da Silva Fernandes também aderiu a Semana. "Pais e alunos estão envolvidos em oficinas, degustação de saladas de frutas e outras ações. Esta é a oportunidade para que os alunos fiquem incentivados a ter alimentação rica e adequada", diz.

O indicador da Atenção Nutricional à Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil foi apresentado pela nutricionista da Catan, Carolina Pires. Na oportunidade, ela também citou o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), que tem como o papel principal o diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população brasileira.Também foram abordadas questões sobre o que é obesidade, a importância da parceria da saúde e educação e o panorama do estado nutricional das crianças de zero a 12 anos.

"O diagnóstico nutricional precoce é essencial para levantarmos dados quanto às crianças que apresentam magreza, peso adequado e excesso de peso. A obesidade é algo complexo para ser apenas de responsabilidade das áreas da Saúde e Educação. Para isso, projeto como o Horta Escolar é essencial, pois também se trata dos benefícios da saúde do futuro", pontua.

O trabalho do Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente com sobrepeso e obesidade foi abordado também. Para as nutricionistas, Priscilla Rocha e Ana Guariento Viviane, entre os objetivos do órgão estão diagnosticar a prevenção da obesidade em jovens de zero a 19 anos e reduzir os índices de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade no município. "Segundo nosso levantamento, em 2016, um total de 1.381 jovens menores de 20 anos estavam com excesso de peso no município", observa. O Núcleo que conta com uma equipe formada por nutricionista, psicólogo, pediatra e endocrinologista pediátrico funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h, na rua Francisco Portela, 91, Centro.

Livro - A programação também contou com a apresentação do livro "Brincar, comer, nutrir", das autoras Amábela de Avelar Cordeiro, Ana Eliza Lourenço e Priscila Vieira Pontes, professoras do curso de Nutrição do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A obra de 71 páginas é baseada na experiência de projetos de extensão vivenciados nas escolas municipais. O livro que servirá de apoio para atividades de Educação Infantil enfoca temas sobre nutrição e promoção da alimentação saudável.

O lançamento será no dia 23 desse mês às 18h, na Livraria Nobel e Café Donuts, na A. Atlântica, 2720, Loja 2, bairro Cavaleiros.


Fotos Relacionadas