Seminário leva público à reflexão sobre HIV/Aids na Cidade Universitária

30/11/2017 15:10:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Evento proporcionou aos participantes conhecerem os acessos dos pacientes que funcionam no Programa

O primeiro Seminário Refletindo sobre HIV/Aids, realizado na quinta-feira (30), na Cidade Universitária, mostrou mais do que estatísticas. Além de apresentar a mudança no perfil epidemiológico do Brasil, o evento proporcionou aos participantes conhecerem os acessos dos pacientes aos serviços que funcionam no Programa IST/Aids, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Macaé.

Eles ficaram sabendo que o serviço não é somente para HIV/Aids, mas é estendido para HPV, Hepatite e Sífilis, com acesso a todos os cidadãos também para tirar suas dúvidas. A equipe do programa é multidisciplinar com profissionais para a assistência aos pacientes em todos os âmbitos e níveis de atenção.

Aline Gomes Freitas, 23 anos, disse que tem um parente com Aids. "Vim ao seminário saber como conviver com a doença e o que temos para oferecer ao meu parente para que ele tenha uma vida com dignidade. Estou aprendendo os caminhos a seguir", destacou.

Rogério Alves dos Santos, 46 anos, disse que é soropositivo e não tem medo de viver com a infecção. "Levo uma vida o mais normal que posso. Faço tratamento e leio muito também sobre os meus direitos. Este seminário é um caminho muito importante para pessoas como eu. A sociedade precisa conhecer tudo o que envolve o HIV/Aids. Por isto é fundamental esta reflexão conjunta", avaliou.

Esta sexta-feira, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O seminário teve entrada franca e foi organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – campus Macaé), através dos cursos de Enfermagem e Obstetrícia e Nutrição, em parceria com o Programa IST/Aids da prefeitura. No final, todos concordaram que a prevenção é o melhor a se fazer.