Serviços, esportes e cultura marcam Festa do Trabalhador

01/05/2015 14:41:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin e Guga Malheiros

Participantes da Corrida do Trabalhador na linha de chegada

Com uma programação especial, nesta sexta-feira (1º de maio), o Dia do Trabalhador reuniu diversas famílias, na Praça Washington Luiz, em Macaé. Os participantes contaram com atividades de esporte, cultura e serviços. O prefeito Dr. Aluízio destacou a importância do evento para a cidade. "O momento é de gratidão a todos os trabalhadores macaenses que contribuem para uma sociedade mais justa e com sabedoria. A alegria e o otimismo dessas pessoas são os maiores resultados frente a tudo que estamos passando no país", frisou.

A ação, organizada pela secretaria de Trabalho e Renda, com apoio de vários órgãos da gestão municipal, reuniu cerca de cinco mil pessoas. A programação foi aberta às 8h, com 300 corredores e, desde então, a praça ficou em festa. Além disso, o público contou com copa de futsal, clínica de basquete, com a participação de alguns atletas do Macaé Basquete, e Clínica de Futebol com jogadores do Macaé Esporte. "Os trabalhadores e toda sua família tiveram momentos de recreação, inscrições para cursos, serviços odontológicos, beleza, saúde e orientações", ressaltou o secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes.

Flávia Bahia, 21 anos, macaense, acabou o ensino médio e compareceu ao evento para se inscrever no curso de auxiliar administrativo do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). "Nunca trabalhei e a expectativa é que, com esse curso, possa enriquecer o meu currículo e conquistar o meu primeiro emprego", disse.

A novidade foi o lançamento do banco de talentos dentro da nova ferramenta da Central do Trabalhador de Macaé 2.0 (a CTM 2.0), que propicia o cadastramento do currículo e agendamento online para encaminhamento às vagas de emprego. Outra destaque foi a participação especial da feira de Agroindústria de Macaé, que acontece toda quinta-feira, na Praça Verissimo de Melo.

Durante a Festa do Trabalhador, agentes da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico orientaram a população sobre os programas de microcrédito e de Economia Solidária. O programa de Microcrédito Produtivo Orientado "Macaé aCredita em Você" é uma linha de crédito exclusiva para empreendedores, com as melhores taxas do mercado e um atendimento personalizado.

Os participantes conheceram, ainda, dicas sobre comportamento em entrevistas de empregos, cadastramento de currículos e orientações sobre assuntos ligados à área de recursos humanos; aferição de Índice de Massa Corporal – IMC; aferição de pressão arterial; shiatsu; avaliação física.

Parcerias

A programação conta com a parceria da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes), Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, Subsecretaria de Odontologia, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Procon, Fundação Macaé de Cultura (FMC), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Orquestra da Emart encanta público

A apresentação da Orquestra da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), da Fundação Macaé de Cultura, encantou a todos na Praça Washington Luiz. A companhia de bonecos Mestre Fantoche e o Grupo de Capoeira Polo Cultura da Fronteira também se apresentaram nas comemorações.

Entre violinos, violoncelos, piano, flautas, clarinetes, trombones, trompetes e trompa, a orquestra da Emart surpreendeu o público com obras de Schinichi Suzuki, Patapio Silva e clássicos do cinema. Atualmente, o grupo conta com 35 membros. “Desde sua criação, em agosto de 2014, a orquestra mostrou grande desenvolvimento, e o fruto deste trabalho foi apresentado no concerto”, destacou a professora e regente Thais Muniz.

Pai e filho, Agnaldo Santiago, 55 anos, e Lucas, 9 anos, se apresentam juntos na orquestra. O filho, com o violino, revelou que o pai se interessou ao acompanhar seus ensaios. "Comecei me interessar e hoje sou estudante de clarinete junto com o Lucas. Ele gosta de música clássica desde os dois anos. É muito importante para a cidade diversificar a arte e o apoio da prefeitura está sendo fundamental", pontuou.


Fotos Relacionadas