logo

Servidor macaense faz projeto de extensão na área de meteorologia

20/03/2021 11:48:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rogério Peccioli

Estudo do tempo e clima beneficiará o município

Servidor público da Prefeitura de Macaé, e também gestor ambiental, Rogério Peccioli comemora a participação em um projeto de meteorologia, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O trabalho é oriundo da pós-graduação em Ciências Atmosféricas, onde Rogério é orientado pela professora Maria Gertrudes Justi, doutora na área e chefe do Laboratório de Meteorologia desta instituição no município.

Segundo Rogério, o projeto visa aproximar a população macaense às pesquisas e ao conhecimento adquirido na universidade. Como parte do projeto, a Uenf instalou estação meteorológica no distrito do Trapiche. A ideia é, futuramente, colocar estações nas escolas da rede municipal de ensino.


Maria Gertrudes Justi explica que sua equipe busca divulgar aos professores macaenses o projeto “Tempo de Aprender em Clima de Ensinar”, onde serão disseminadas questões como o porquê dos nevoeiros e a causa do aparecimento de nuvens mais estranhas. Ventanias, tempestades e outros objetos de análise da equipe meteorológica ainda seriam melhor explicados.


“Queremos efetuar palestras e minicursos para aprovar discussões e debates sobre o clima e a previsão do tempo em Macaé. Mas a pandemia está dificultando o andamento dessas atividades. Meu trabalho é coletar dados e fazer análises deles. Assim, poderei montar o perfil pluviométrico (chuvas), a descrição da radiação solar anual em Macaé e o delineamento da direção do vento na região serrana”, pontua Rogério Peccioli.


A partir da disponibilização de informações do tempo e do clima, a ação pretende fornecer subsídios para que gestores dos poderes públicos e empresários de companhias na cidade possam gerir melhor algumas de suas atividades e negócios.

Uma visão global -  A ação pretende promover a disseminação de informações e a discussão com interessados sobre os diversos componentes do sistema climático: informações sobre vulcões, anomalias da temperatura da superfície do mar, agravamento do aquecimento global e diminuição do gelo sobre o mar, além das consequências das queimadas na Amazônia.


Com esta visão ampla e geral do sistema como um todo, a ênfase deverá ser dada às características e situações que impactam Macaé e os municípios vizinhos. Peccioli conta ainda, que um segundo aspecto será o permanente acompanhamento de sistemas meteorológicos intensos/extremos que sempre despertam a curiosidade de todos quanto à formação, ao deslocamento e, naturalmente, as ocorrências no município (enchentes, inundações, alagamentos e deslizamento de terra).