Solenidade marca formatura de residentes médicos

21/02/2017 16:37:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Rui Porto Filho

Prefeito lembra que Medicina de Família é nova especialidade trabalhada por residentes

Caminhar passo a passo rumo à realização de um sonho. Para os 12 formandos da segunda turma de residência médica de Macaé, mais uma etapa foi cumprida. Nesta terça-feira (21), foi realizada a cerimônia de conclusão de residência médica nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica e Pediatria. O evento aconteceu no auditório do Hospital Público de Macaé (HPM) e contou com a participação do prefeito Dr. Aluízio.

Ao citar Eclesiastes, Dr. Aluízio lembrou aos formandos que há tempo para a realização de todas as coisas e agradeceu por fazerem parte da história médica da cidade. "Macaé melhorou muito com a presença desses alunos. Como médico, digo que vocês ensinaram muito para nós. Nós formamos vocês, para que fiquem conosco. Que essa ida seja transitória e que vocês retornem em breve", anunciou o prefeito.

Dr. Aluízio ressaltou que a residência é importante por trazer essa convivência com pacientes, médicos e instituições e citou o fato de Macaé ter hospitais referência na região.

- Hoje, o Hospital São João Batista é muito melhor, é diferenciado frente a tudo que já aconteceu com ele. Foi uma luta para que Macaé deixasse de ser exportador de doentes. Antes, nossos doentes eram enviados para Itaperuna ou Niterói. E a chegada da UFRJ para o município também foi um marco e fez com que Macaé se tornasse uma escola médica acima da média - acrescenta o prefeito.

O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme Macaé), Márcio Ximenes, explicou que essa turma teve início em março de 2015. Foram quatro formados em clínica geral, três em pediatria e seis em clínica médica, em 60 horas semanais. Segundo Ximenes, a residência médica no município melhora a qualidade de atendimento à população e traz mais experiência aos médicos. "Ampliamos o número de médicos e qualificamos esse atendimento ao paciente. Desde 2014 temos as especialidades gerais e, daqui, os alunos vão buscar subespecialidades em outros lugares. Eles atuaram no cenário da saúde pública do município, direcionados em suas especialidades, tutoreados por médicos servidores. Neste ano de 2017, uma nova turma teve início com uma nova modalidade: Medicina de Família", informa o coordenador.

NOVOS PROJETOS - Moradora de Macaé, a jovem médica Flávia Souza, 24 anos, comemora a formatura como clínica médica e, também, o fato de ter passado para residência em Gastroenterologia em duas grandes cidades: São Paulo e Rio de Janeiro. "Ainda estou decidindo para onde vou. Mas foi uma experiência muito importante ter feito residência na cidade onde vivo. No São João Batista aprendi muito, com uma estrutura muito boa", conta.

O colega de turma, Eduardo Gomes, 26 anos, se especializou em pediatria. Ele veio do Rio e gostou muito do acolhimento. "Fui muito bem recebido e aprendi pelo contato e proximidade que tivemos com os tutores. Em lugares maiores, normalmente, não há essa facilidade. Já estou me preparando para fazer outra residência, em CTI Pediátrica, no Rio", planeja.

Anna Marcella Quintanilha, 26, fez residência em Cirurgia Geral. Moradora de Araruama, ela diz que foi uma excelente experiência. "Tivemos essa proximidade com os médicos no HPM, São João Batista. Foram dois anos muito produtivos. Verificamos como funciona os eletivos do SUS. Percebemos até que tivemos uma residência mais completa do que muitos outros colegas em outros lugares", afirma a médica.


Fotos Relacionadas