Terminais passam a contar com nova rotina de limpeza e conservação

03/06/2014 12:28:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

O objetivo é dar mais conforto aos passageiros que utilizam o transporte urbano

A nova rotina de limpeza e conservação dos terminais rodoviários do Sistema Integrado de Transporte começou a ser realizada nesta segunda-feira (2). A mudança inclui a limpeza geral dos locais e a instalação de equipamentos para higiene. A intenção com a medida é permitir que os cerca de 100 mil passageiros que utilizam o transporte público todos os dias tenham mais conforto ao passarem pelos terminais urbanos.

Os profissionais de limpeza e conservação atuam em todos terminais em atividade: Central, Cehab, Lagomar e Parque de Tubos. Eles fazem a limpeza geral dos pátios, das áreas de manobras, das plataformas e dos escritórios. Há também funcionários exclusivos para cuidar dos banheiros masculino, feminino e para pessoa com deficiência.

O turno em todos os terminais vai das 6h até às 18h, e das 18h às 6h. Nos períodos da noite e da madrugada é realizada, além da limpeza geral, a lavagem e higienização completa dos sanitários. Isso para que, já nas primeiras horas da manhã, os terminais recebam os passageiros em um ambiente limpo. Já durante do dia e parte da noite, enquanto há um movimento maior de passageiros nos terminais, é realizado o trabalho de manutenção da limpeza.

Mudanças - Já neste primeiro dia de mudança, os usuários puderam sentir a diferença, em especial no Terminal Central, onde o movimento de passageiros é mais intenso. É que, além da limpeza geral, estão sendo instalados nos sanitários novas pias, torneiras, saboneteiras, porta-toalhas, válvulas de descarga, interruptores, lâmpadas e lixeiras. Estão sendo realizadas ainda correções para sanar vazamentos. As ações continuarão ao logo da semana em todos os demais terminais.

A limpeza dos terminais, a instalação dos novos equipamentos e a higienização dos banheiros contribuem para saúde e bem estar dos usuários. No entanto, com o elevado número de pessoas utilizando os espaços, se faz necessária também a colaboração dos passageiros em zelar pelo bom estado de conservação. Vale ressaltar que destruir, inutilizar ou deteriorar um bem público pertencente ao patrimônio do município é um crime previsto no Código Penal, sujeito a pena de detenção e multa.