Transparência: Macaé divulga escala dos profissionais de saúde

21/06/2017 17:56:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Informações facilitarão dia a dia de quem precisa de atendimento nas unidades

Em mais um passo para ampliar o controle social, a Prefeitura de Macaé disponibiliza a partir desta quarta-feira (21) a escala dos profissionais do setor de saúde. Com isso, é possível que a população consulte dia, horário e local de atuação de cada servidor da área. São 6 mil servidores, a um custo mensal de cerca de R$ 32 milhões. As informações estão disponíveis no portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br. O objetivo é dar mais transparência, facilitando o dia a dia do cidadão que precisa de atendimento nas unidades.

Desde 2013, o governo municipal vem buscando medidas para garantir a oferta de serviços de qualidade à população. A implantação do registro de ponto pela biometria, em 2015, é uma delas, bem como o Portal da Transparência, que também disponibiliza informações sobre o funcionalismo público.

- Temos a consciência de que estamos a serviço da população. É ela quem paga os impostos e que merece contar com a prestação de um trabalho de qualidade e eficiente. Tudo o que estamos fazendo busca assegurar que cada cidadão possa saber qual profissional estará apto para atendê-lo em caso de necessidade. Primamos pela total transparência e essa medida é mais uma que vai ao encontro do que acreditamos ser um governo feito, efetivamente, com a participação popular - avalia o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio.

Inicialmente, o portal da prefeitura disponibilizará a escala dos servidores da Saúde. O próximo passo será a da Educação.

Reconhecimento

Em maio deste ano, Macaé conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, a nota máxima em transparência em avaliação do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). O resultado consagra o município pelas ações de acesso à informação e disponibilização de canais eficientes para recebimento de solicitações dos cidadãos e retorno aos mesmos.

A metodologia avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros. No Estado do Rio de Janeiro, dos 92 municípios, além de Macaé, somente outros três obtiveram a nota máxima.