Foto: Guga Malheiros
O atendimento é gratuito e acontece na Cidade Universitária, das 9h às 16h.
A UFF-Macaé informa que, mesmo com o feriado pelo Dia de São Jorge, no próximo sábado (23), os contribuintes poderão contar com o suporte de alunos e professores do Curso de Ciências Contábeis da universidade para preencher e enviar a Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). Será o último dia da ação social que começou no dia 9 de abril. O atendimento é gratuito e acontece no laboratório do Bloco A, da Cidade Universitária, das 9h às 16h.
Segundo a Receita Federal, o prazo para entrega da declaração anual começou em 1º de março e vai até 29 de abril. Os interessados devem trazer no dia do atendimento a identidade, CPF, título de eleitor, os comprovantes de rendimento e os necessários para dedução, principalmente de despesas médicas e educacionais, e a última declaração de IRPF.
O projeto é ligado ao Departamento de Ciências Contábeis do ICM-UFF, ocorrendo desde 2012, e representa uma forma de aprimoramento dos estudantes, que vivenciam na prática os conhecimentos adquiridos nas aulas, sempre sob orientação direta dos professores do curso. Um dos coordenadores do projeto e chefe do Departamento de Ciências Contábeis, professor Roberto Pires, destaca a importância da atividade.
- A Ação Social do Imposto de Renda é importante para a formação acadêmica dos alunos e representa uma forma de retribuição à sociedade do trabalho que é desenvolvido na universidade.
Também participa da ação o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Dário de Andrade.
O ICM, Instituto de Ciências da Sociedade, pertence ao quadro Universidade Federal Fluminense e conta hoje com os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Direito no município e o acesso às vagas ocorre pelo Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem). Funciona em Macaé em convênio com a prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária, localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.