UFRJ inscreve para cursos de Mestrado e Doutorado em Macaé até segunda

19/01/2018 08:54:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Cadastro deve ser feito na secretaria do programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação, no Nupem/UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-campus Macaé) está com inscrições abertas, até a próxima segunda-feira (22), para a seleção aos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Conservação, do Programa de Pós-Graduação (PPG-CiAC). O processo é aberto a estudantes de todos os cursos de graduação de licenciatura e bacharelado e inicia a turma neste primeiro semestre letivo do ano.

O coordenador do programa, professor Fabio Di Dario, informou que os processos seletivos serão realizados nas seguintes datas: Mestrado, dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro; e Doutorado, dias 6, 7, e 8 de fevereiro. Ambos serão presenciais e ministrados no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), no Bairro São José do Barreto.

A universidade oferece 20 vagas regulares para Mestrado, além de três adicionais para servidores da própria UFRJ, no âmbito do Programa de Qualificação Institucional (PQI), da instituição, e 10 vagas para Doutorado, sendo duas para servidores dentro do PQI.

Os editais de seleções 2018 nº 735 (Mestrado) e nº 736 (Doutorado) estão disponíveis no site da UFRJ-Macaé: www.macae.ufrj.br. O PPG-CiAC é um programa stricto sensu (senso estrito) e interdisciplinar da Área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), que desempenha o papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu no país.

Stricto sensu é uma expressão latina que significa sentido específico e confere ao estudante pesquisador o título de mestre ou doutor em determinado campo do conhecimento.

A UFRJ recomenda que os candidatos e orientadores acessem o Documento da Área de Ciência Ambientais da Capes para melhor compreensão das metas e objetivos particulares a este tipo de programa no seguinte link no site: http://ppgciac.macae.ufrj.br/images/49CAMB_DocArea2016.pdf.

Mais informações podem ser obtidas através dos e-mails:

ppgciac@nupem.ufrj.br (Secretaria do Programa) e pelo telefone (22) 2141 3951.

A UFRJ funciona em Macaé em convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

O cadastro deve ser feito das 9h às 16h, na secretaria do programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação, que funciona no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ). O local atende na Avenida São José do Barreto, 764, atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Os interessados também podem se inscrever pelo email: ppgciac2018@gmail.com anexando a documentação específica solicitada.