Foto: Rui Porto Filho
Objetivo é potencializar atividades nas 20 escolas que atendem alunos do 6º ao 9º ano
A união entre as secretarias marcou a apresentação do Programa AÇÃO TransformAÇÃO, na manhã desta terça-feira (21), quando representantes dos setores governamentais se reuniram na Secretaria de Educação. O encontro foi mais um passo para agregar projetos já desenvolvidos, que possam contribuir e potencializar ações nas 20 escolas que atendem alunos do 6º ao 9º ano. Um dos objetivos é humanizar o trabalho e aumentar a inclusão social dos adolescentes e jovens, reduzindo os conflitos e casos de violência nas escolas. A próxima etapa é a apresentação para as empresas.
Participaram do encontro representantes das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo; Desenvolvimento Social; Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia e Fundação Macaé de Cultura. Também estiveram presentes integrantes da Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas, Fundação de Esporte de Macaé e Vice-Presidência de Promoção e Preservação de Identidade Cultural e Racial.
A Secretária de Educação, Marilena Garcia, esteve com a reitora do campus da UFRJ Macaé, professora Arlene Gaspar, na segunda-feira (20), quando também apresentou o programa.
O Programa AÇÃO TransformAÇÃO movimenta as escolas, que se preparam para o abraço e a caminhada dia 6 de julho, com atividades em prol do aluno e a sensibilização da comunidade escolar. A mobilização também tem como meta ampliar a formação cidadã dos alunos, possibilitando outros olhares para os desafios das 106 unidades municipais. “A educação está inovando e unindo todas as ações, projetos e programas que são desenvolvidos, seja institucionalmente ou não para que possam atuar nas escolas”, ressaltou a secretária de Educação, Marilena Garcia.
A reunião desta terça-feira faz parte do segundo eixo do programa, que também abrange parcerias com empresas, universidades e formação específica no Centro de Formação Continuada Carolina Garcia. Profissionais da rede irão apresentar o programa para os órgãos governamentais, não governamentais, universidades, empresas e instituições da sociedade civil.
De acordo com a secretária de Educação, o AÇÃO TransformAÇÃO visa fortalecer a qualidade do ensino com ações que as escolas, instituições, universidades, empresas e demais parceiros executam e que podem contribuir para transformar os espaços escolares. “Estamos nos organizando. Temos que oferecer mais perspectivas para nossos jovens. Uma das prioridades da pasta é um olhar específico para o segundo segmento do Ensino Fundamental, que conta com jovens com comportamento e realidades diversas”, explicou.
LANÇAMENTO - O programa foi lançado no início do mês durante o Seminário "Educação Participativa: diálogos e parcerias", que reuniu diretores geral e adjuntos, supervisores, orientadores pedagógicos e educacionais para traçar novos rumos para educação em prol da cidadania, prevenção e enfrentamento da violência. O seminário foi marcado por apresentações de propostas e formação de grupos de trabalho, que destacaram temas como bulling, uso de drogas, violência externa, conflitos nas dependências da escola e rivalidades regionais. O AÇÃO TransformAÇÃO é coordenado pelo Centro de Formação Professora Carolina Garcia.