Vacinação: confira a programação desta quinta-feira

07/04/2021 18:15:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

Profissionais de Saúde a partir de 40 anos e idosos serão vacinados nesta quinta

A Secretaria de Saúde de Macaé continua a vacinação contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (08), recebem a segunda dose os idosos com 77 anos e os profissionais de saúde a partir de 40 anos. A imunização dos idosos acontece de 8h às 12h, em postos fixos da Estratégia Saúde da Família e no sistema drive thru, na Cidade Universitária.

A gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, ressalta que os idosos com idade a partir de 77 anos que não foram receber a segunda dose nos dias definidos no calendário, podem procurar uma das unidades nesta quinta-feira. "Os idosos devem ficar atentos ao documento de vacinação, nele consta a data de retorno para dose de reforço", lembrou.

Os pólos fixos serão as Estratégias de Saúde do Visconde, Lagomar A/D, Praia Campista, Imbetiba, Fronteira e Botafogo.

Na região serrana as doses usadas foram da vacina da Astrazeneca, que tem como recomendação aplicar a segunda dose em 90 dias. É muito importante que o idoso fique atento e guarde o comprovante de vacinação que contém a data de retorno para a segunda dose.

Profissionais de Saúde

Nesta quinta e sexta (8 e 9), também receberão a vacina os profissionais de saúde que possuem idade igual ou superior a 40 anos, na Cidade Universitária de 13h30 às 16h.

Na quinta-feira (8) será a vez dos: Fonoaudiólogos; Nutricionistas; Enfermeiros; Técnicos de Radiologia; Professores de Educação Física; Fisioterapeutas; Biomédicos e Condutores de Ambulância (rede privada).

Na sexta-feira (9) a vacinação será destinada aos: Médicos Farmacêuticos; Terapeutas Ocupacionais; Veterinários; Serviço Social; Biólogos, Doulas, Cuidadores de Idosos, Técnicos Laboratoristas e Psicólogos.

Vale lembrar que para todas as categorias, é importante que seja realizado o cadastro no site oficial da prefeitura vacina.macae.rj.gov.br. No caso dos profissionais de saúde, deve ser indicada a profissão a que pertencem e o local de trabalho no pré-cadastro, cumprindo exigência da Lei da Transparência.

No dia da vacinação, além do código do pré-cadastro impresso, é necessário apresentar a carteira do Conselho de Classe válida ou documento de identificação oficial com foto (para as categorias que não têm conselho) e declaração de vínculo empregatício ativo, seja ela declaração do empregador com CPF ou CNPJ, ou carteira de trabalho com vínculo ativo ou contracheque atualizado.