Foto: Rui Porto Filho
Vacinação teve início nesta terça e vai até o dia 1° de junho
A Secretaria de Saúde iniciou, nesta terça-feira (24), a campanha nacional de imunização contra as gripes HN1, H3N2 e Influenza B. A meta deste ano é imunizar 50 mil pessoas do grupo prioritário: crianças de seis meses a cinco anos, gestantes em qualquer fase gestacional, mulheres que tiveram filhos até quarenta e cinco dias, trabalhadores da área de saúde e professores da área pública e privada; idosos acima de 60 anos; pessoas portadoras de doenças crônicas, como as respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabéticas, obesas e transplantadas. A imunização será realizada até o dia 1º de junho, em 31 Unidades Estratégia da Família (ESFs), distribuídas na área urbana e serrana, de 8h às 17h.
De acordo com informações da gerente de Imunização da Secretaria de Saúde, Luciana Santos, será realizada no dia 12 de maio (sábado), o Dia D de vacinação contra a gripe.
- Haverá bastante tempo para as pessoas se imunizarem, exceto aquelas que tem alergia severa a ovo e estiverem febris. Não há nenhuma restrição alimentar ao tomar a vacina. Em caso de desconforto, basta fazer uma compressa de gelo, explicou.
A aposentada Maria Madalena Lemos, de 63 anos, aproveitou o primeiro dia de imunização para tomar a vacina.
- Desde que completei 60 anos, procuro tomar a vacina contra a gripe como forma de prevenção. Desde então, nunca mais tive a doença, conta.
Já Priscila Bernardo, de 24 anos, grávida de quatro meses, disse que é a primeira vez que se imuniza conta a gripe. Ela conta que acha importante se vacinar para garantir a sua saúde e a do bebê.
Saiba onde se vacinar: