Seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização, a Prefeitura de Macaé continua a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 nos profissionais que atuam na área da saúde. Na próxima segunda-feira (1º de fevereiro), será iniciada uma nova etapa da primeira fase da vacinação. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram imunizadas ao todo, até agora, 2371 pessoas. Só nesta quinta-feira foram aplicadas 511 doses (123 da CoronaVac e 388 da AstraZeneca/Oxford).
Para traçar as novas ações, a secretária de Saúde, Liciane Furtado, se reuniu com a equipe técnica. Foi definido que entre os dias primeiro e três de fevereiro, a vacinação acontecerá no Hospital Público Municipal (HPM). O município está utilizando as vacinas CoronaVac e a AstraZeneca/Oxford.
Liciane explicou que serão vacinados todos os profissionais que atuam diretamente na assistência e os trabalhadores de apoio como recepcionistas, seguranças, equipe de limpeza, cozinha e auxiliares. A aplicação das doses acontecerá de 9h às 16h. "Todo esse processo seguirá o Plano Nacional de Imunização, assim como em todas as demais campanhas de vacinação. Estamos trabalhando criteriosamente com a dinâmica da prioridade", frisou.
Transparência
Com relação à transparência, ela afirmou que existe um registro nominal enviado para o Ministério da Saúde, com toda identificação da pessoa vacinada.
Esta semana o prefeito, Welberth Rezende, assinou decreto criando a Comissão Especial para acompanhamento, fiscalização e auditoria de modo a assegurar o integral cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em no município.
"O principal objetivo é a transparência. Recebemos inicialmente 2.973 doses da vacina (CoronaVac), depois 1.800 doses (Oxford/ AstraZeneca) e queremos saber quem vai receber a vacina, o nome, o CPF e em que setor trabalha. A comissão será responsável por fiscalizar, controlar e acompanhar", afirmou o prefeito.
Avanço
Ao longo destes 10 dias, com 2371 doses aplicadas, a Secretaria Municipal de Saúde vem avançando na imunização dos profissionais de saúde. Nesta sexta-feira (29), será finalizada a vacinação dos profissionais que atuam nas unidades de urgência e emergência, Estratégia Saúde da Família (ESF), Hospital Público de Macaé (HPM) e Hospital da Serra.
A vacinação foi iniciada pelos profissionais que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus, idosos residentes em asilos e deficientes institucionalizados. À medida em que as doses forem liberadas pelo Ministério da Saúde, a Secretaria vai ampliando o grupo prioritário.