O público, semanalmente, terá acesso gratuito a apresentações culturais virtuais
Alunos e professores da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), vinculada à Secretaria de Cultura, estão se preparando para a estreia, em 5 de maio, do projeto ‘Emart na Rede’. Um dos objetivos da iniciativa é divulgar o trabalho de formação da Escola. A cada quarta-feira, apresentações de professores e alunos dos cursos livres, básicos e técnicos estarão disponíveis nas redes sociais da Secretaria de Cultura de Macaé. Produções dos cursos de Música, Teatro e Pintura se revezarão durante o mês, a fim de mostrar as diversas práticas desenvolvidas na unidade.
No ano letivo de 2020, devido às medidas restritivas em virtude da pandemia de Covid-19, a Escola de Artes adaptou as suas aulas ao formato virtual. O ‘Emart na Rede’ é um passo adiante nesta direção.
"A migração do formato das aulas do presencial para o virtual ocorreu através de um esforço conjunto de toda a comunidade escolar: professores, alunos, gestores e setor administrativo. Utilizando plataformas de ensino online e videoconferências, a formação de nossos alunos seguiu, buscando a mesma excelência de sempre. Com o lançamento do ‘Emart na Rede’, ampliaremos a experiência artística dos alunos. Mais do que isso, o público poderá conhecer melhor o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Escola neste período, além de ter acesso gratuito a apresentações culturais”, disse a diretora da Emart, Sheila Juvêncio.
Todos os integrantes da Emart que se inscreverem no projeto receberão certificado de participação para seu portfólio artístico.
A Emart – A Escola de Artes, criada em dezembro de 2003, iniciou-se com o Curso Técnico em Artes Cênicas, com ênfase em Montagem de Espetáculos. No ano seguinte, a Escola foi regulamentada, pelo decreto 183/04 e incluída no Cadastro Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (CNCT). Neste mesmo ano, foi criado o Conservatório Macaé de Música, atualmente denominado Curso de Música da Emart. Em 2005, a unidade ganhou uma sede definitiva no Centro Macaé de Cultura, na Avenida Rui Barbosa, 780.
Mais informações sobre a Emart, clique aqui.