Foto: Ana Chaffin
Todos os pescados do Mercado de Peixes são legalizados
Fiscais da Vigilância Sanitária estiveram nesta quarta-feira (29) no Mercado de Peixes para orientar a população sobre os locais legalizados em Macaé para a compra de peixe, como a tilápia.
- A Vigilância Sanitária sempre nos dá suporte, fiscalizando o pescado vendido à população, que é seguro e saudável - comentou o Secretário de Pesca, Jair Barcelos.
De acordo com a fiscal Márcia Vaz, o consumidor não deve comprar pescado de procedência duvidosa. "O consumidor deve adquirir (peixe) apenas de pessoas autorizadas. Aqui (Mercado de Peixes) já verificamos que as tilápias vendidas são de cativeiro", ressaltou.
A qualidade do pescado comercializado no Mercado de Peixes é acompanhada por nutricionistas e médicos veterinários. O secretário de Pesca informou que nesta quinta-feira (30) dois parasitologistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estarão na cidade para tratar de manejo e boas práticas.
O comerciante do Mercado de Peixes, Ronaldo Faitanin, informou que a tilápia vendida em sua banca vem de cativeiro, é criada em gaiolas e se alimenta somente com ração.
Passos para saber se a tilápia está boa para consumo
O filé de tilápia fresco deve possuir cor branca em tons de rosa; se ele apresentar coloração acinzentada, poderá estar impróprio para consumo. Os filés devem apresentar uma sensação úmida e densa; se o peixe estiver com uma consistência macia, está impróprio. Tilápias criadas em água doce não têm cheiro; se possuir algum cheiro desagradável, está indevida para consumo.
Se a tilápia estiver inteira, deve ter olhos ocupando toda a cavidade, sendo brilhantes e salientes. Segundo os conselhos de nutrição, a tilápia é fonte de proteína com pouca gordura e traz benefícios para visão, manutenção do tecido ósseo, melhora do funcionamento do sistema imunológico, entre outros.