Foto: Joice Trindade
Nova atividade vai fazer parte das atividades do local a partir da próxima segunda-feira.
Projeto Horta na Escola. Esta é a nova atividade que vai fazer parte das aulas de cerca de 70 alunos do 4º e 5º ano de escolaridade do Colégio Estadual Municipalizado Coquinho, a partir desta segunda-feira (5). O projeto tem como uma das suas propostas o estímulo a ações que contribuam para conscientização sobre a importância da melhoria das condições ambientais e a criação e utilização de um novo espaço, que possa contribuir com atividades que integrem a saúde e o ambiente através de propostas interdisciplinares.
O projeto é fruto da parceria entre a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, e a Intertank, empresa situada no Novo Cavaleiros e que trata da locação de tanques de armazenamento de produtos químicos em plataformas. Satisfeito, o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, parabenizou o projeto: “Esta é mais uma parceria que visa contribuir na formação de cidadãos capazes de assumir novas atitudes na busca de soluções para os problemas socioambientais”,salientou.
Horta - Com uma área destinada a quatro berços, que serão cuidados por duas turmas em cada turno, a horta ganhou o plantio de mudas de alface roxa e verde, couve, salsinha e cebolinha. O novo espaço animou a garotada, que teve a oportunidade de saber sobre os cuidados com a horta e a importância da natureza e da alimentação saudável.
Para melhor cuidar da horta, semanalmente os estudantes serão acompanhados por um monitor da unidade pelos professores, que vão aproveitar o espaço para aulas de Ciências. Animados, os alunos Miçael da Silva Fernandes, 12 anos, e Brendo Gomes, da mesma idade, ficaram atentos quanto aos cuidados com as mudas e como molhar: “Quero ver estas mudas crescerem logo. Adoro aula de Ciências”, disse Brendo, que também confessou apreciar verduras e legumes, acompanhado do educador ambiental da Secretaria de Ambiente Nogueira.
Presentes, os representantes da Intertank, o gestor ambiental Juan Prata e o analista ambiental Marcelo Jardecino explicaram que a “Educação Ambiental” é uma condicionante que deve seguir leis que contribuem para a modificação nos hábitos e atitudes dos alunos: “Duas vezes ao mês vamos executar uma visita e acompanhamento técnico à esta horta, que é a primeira da rede municipal a contar com a parceria da empresa em que atuamos”, disse Juan.
Além das visitas, os estudantes contarão novamente com oficinas e mini-palestras, que já foram ministradas pela equipe da Intertank com ênfase em temas como preservação da natureza e reciclagem: “Esta geração tem muito a aprender e a fazer pelo planeta. Assim, como estes alunos, Estas mudas vão crescer”, ressaltou Marcelo Jardecino.
Para o diretor-geral do Coquinho, Rodrigo Roli, este projeto é de suma importância para a escola: “A intenção é ampliarmos as atividades para outras turmas e contribuirmos com o dia a dia do aluno na sala de aula, através de mecanismos metodológicos como estes espaços reais, que agora fazem parte da área externa da nossa escola. Os trabalhos desenvolvidos na horta vão criar a percepção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo. Com isso, se constrói o senso de responsabilidade, de valores mais humanizados”, contou.
Com 300 alunos do 1º ao 5º anos e EJA, a Educação Ambiental já é trabalhada na unidade em outras vertentes, como feiras de ciências. Segundo a diretora-adjunta Shirlei da Silva Ferreira, este projeto será mais um reforço para o projeto pedagógico da unidade: “A Educação Ambiental proporciona a formação da consciência de respeito e cuidado, da necessidade da conservar o meio ambiente. Além disso, a alimentação dos estudantes também pode ser melhorada, pois eles passam a aceitar melhor as verduras, legumes e frutas”, finalizou.