Ouvidoria Geral de Macaé participa de curso de formação

06/06/2014 17:35:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Encontro fortalece a troca de experiências vivenciadas por diferentes instituições brasileiras

A Ouvidoria Geral de Macaé participou, na última semana, da formação presencial da Política de Formação Continuada em Ouvidorias (PROFOCO), no Rio. A iniciativa é uma estratégia adotada pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), que tem como objetivo desenvolver atividades de capacitação e formação em ouvidoria pública, pautada em discussões teóricas e trocas de experiências práticas vivenciadas em diferentes instituições brasileiras.

De acordo com o Ouvidor Geral de Macaé, Eduardo Damázio, fazer parte desses eventos é uma oportunidade de trocar práticas enriquecedoras que vêm fortalecendo os processos de gestão pública participativa no Brasil.

- Fomos apresentados a Ouvidorias de vários segmentos, de diferentes esferas de governo, com formatos e implementações de modelos especiais, e isso tem potencializado o debate e nos permitido avançar na construção de uma política pública de ouvidoria de qualidade em nosso município, disse.

A ouvidoria nas instituições públicas é uma necessidade constante, pois é um canal de contato aberto que permite o diálogo entre os interessados e os gestores da administração local. Toda manifestação, seja ela uma reclamação, sugestão ou elogio é entendida como uma forma de comunicação oficial tendo em vista que este canal de contato indica o interesse social no controle dos serviços prestados na esfera pública.

Além da Ouvidoria Geral de Macaé, participaram do encontro representantes de ouvidorias do Ministério Público Federal; Ministério da Defesa; Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminas do Estado do Rio de Janeiro; Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste; Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), entre outros.