Centro de Formação Carolina Garcia está aberto para a comunidade

03/05/2016 18:39:00 - Jornalista: Joanna Benjamin

Foto: Bruno Campos

Interessados podem se cadastrar pelo e-mail cprofor@yahoo.com.br

Educadores da redes de ensino pública e particular poderão se inscrever nos cursos e palestras que estão sendo oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) no Centro de Formação Carolina Garcia. Os interessados podem se cadastrar pelo e-mail cprofor@yahoo.com.br ou comparecendo na sede da secretaria, situada na Rua Antero Perlingeiro, n°402, Centro, das 9h às 17h. Todas as formações são gratuitas e as vagas são limitadas.

Segundo a Coordenadora de Programas, Projetos e Formação Continuada, Regina Célia, a ideia é democratizar o conhecimento. "Nosso objetivo é oferecer mais uma ferramenta de qualidade pedagógica com foco no conhecimento e na formação do ser humano", disse Regina, ressaltando que os cursos estão abertos para todos os profissionais da educação.

De acordo com a Coordenação de Programas, Projetos e Formação Continuada, estão sendo oferecidos mais 11 cursos novos, entre eles: Estudos Filosóficos, Cultura e Subjetividade: Estudos, Laços Sociais na Contemporaneidade, Ciências Ambientais e Conservação, Uso de Equipamentos no Laboratório de Ciências, Ética e Cidadania na Escola, Práticas em Ciências: características dos ambientes aquáticos e de alguns peixes encontrados em Macaé, História da América Independente, Trabalhando com Artesanato em sala de Aula: arte, memória, cultura em datas comemorativas, Mudanças Climáticas na Pesquisa em Ecologia e no Ensino de Ciências e Práticas em Genética.

Durante o mês de maio, nas segundas-feiras, os cursos disponibilizados são: desenvolvimento social na educação infantil, a linguagem verbal no contexto das práticas pedagógicas da educação infantil, formação continuada para professores do 4° e 5° ano de escolaridade, curso de formação para conselheiros escolares, desobediência criativa: arte como ruptura, deficiência auditiva/ surdez.

Terças-feiras: os cursos são de práticas ampliadas de redução de danos: proposta de promoção da vida no ambiente escolar, PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escola, censo escolar, contribuições práticas da fonoaudióloga para a educação, PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola.

Quartas-feiras: palestra inteligência se aprende, palestra cotidiano escolar e práticas pedagógicas na contemporaneidade, escola em cena ensina, formação continuada para professores do 4° e 5° ano de escolaridade, a linguagem verbal no contexto das práticas pedagógicas da educação infantil, desenvolvimento social na educação infantil, altas habilidades: aquecendo as turbinas das ideias, autismo: eu no mundo, e arte de contar histórias, palestra inteligência se aprende, saberes e conhecimentos nas práticas pedagógicas da educação infantil, formação continuada para os professores de educação física, educação afetiva: heterogênese urbana escolar, educação ambiental crítica em Unidades de Conservação (UC); draxos e deficiência intelectual: desafios atuais.

Quintas-feiras: palestra inteligência se aprende, educação e relações étnico-raciais, linguagem musical e consciências, fonologia, FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento e Valorização dos Professores da Educação, competências básicas - das ações financiáveis do FNDE, mídias na educação, formação continuada para professores do 4°e 5° de escolaridade, estado e políticas públicas, cuidados com a voz do professor, novo olhar sobre drogas, práticas em genéticas (UFRJ).

Sextas-feiras: arteiros brincates: múltiplas linguagens na educação infantil, formação continuada para professores do 4° ao 5° ano de escolaridade.