Educação discute políticas públicas em simpósio
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Objetivo é levar ao exercício de novas metodologias de ensino-aprendizagem
O I Simpósio de Políticas Públicas de Formação da Docência, realizado nesta quarta-feira (20), na Cidade Universitária, discutiu questões importantes a serem levadas ao exercício de novas metodologias de ensino-aprendizagem, um dos desafios dos educadores na era do saber e do conhecimento. O simpósio reuniu educadores, entre professores, auxiliares e técnicos da área de Educação, no Auditório Claudio Ulpiano.
Eles discutiram os avanços dentro do tema “A pesquisa como um caminho de formação para profissionais da Educação da rede municipal de ensino”. Atividade do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) – que funciona no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno – será ampliada com a realização de um seminário, em novembro e, em 2018, a meta é inserir os eventos do CFCG no calendário letivo da rede, a fim de que todos os profissionais possam participar das ações pedagógicas.
- Nós, professores, temos de criar novas formas de ensinar e de aprender para termos alunos inovadores, empreendedores. Um dos exemplos é o que acontece com a chamada aula invertida, em que o professor passa o conteúdo para casa e o aluno volta para a sala de aula com conhecimento sobre o tema estudado. O desafio hoje é o que fazer para transformar a aula mais atraente e apresentar técnicas que facilitam a vida dos alunos, como elaboração de resumo usando papel e caneta para assimilar melhor o aprendizado. Um dos pilares para essa educação compartilhada é trazer a família para dentro da escola e este simpósio é importante para a reflexão das práticas das políticas públicas neste sentido – destacou o secretário de Educação, Guto Garcia, que fez a abertura do simpósio.
O Centro de Formação é um espaço que fomenta a realização de cursos de formação continuada para servidores e a comunidade em geral, e tem feito parcerias com outros órgãos de estudos e pesquisas relativos à educação. Este ano, o CFCG ministrou 68 cursos, em 188 turmas formadas e 4.205 inscritos nos dois semestres.
Durante o simpósio houve exposição de trabalhos desenvolvidos nas escolas a partir das experiências trocadas nos cursos.
- Essa formação continuada que a rede nos oferece é muito importante para a nossa carreira. Este simpósio poderia acontecer outras vezes – avaliou a auxiliar de serviços escolares Vanusa Pereira Gonçalves.
Participaram do evento representantes da Secretaria de Educação, da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de outras instituições de ensino.