Educação: rede municipal participa da Olimpíada Brasileira de Robótica
Foto: Jurandir Badaró - arquivo Secom
Os robôs participaram de desafios voltados a situações do mundo real
Representantes de Macaé apontados como destaques da robótica no Estado do Rio participam, desta quinta-feira (29) a sábado (31), da etapa nacional da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), em Uberlândia (MG). São eles, alunos do Colégio Aplicação, equipe RoboCAp (CAp) e da unidade municipal Natálio Salvador Antunes-equipe Serratec (Córrego do Ouro). A programação, que vai integrar 20 estudantes da rede municipal vai reunir as melhores equipes representantes da área de robótica do país.
Com o “Resgate a uma vítima de um local sem acesso humano, esta final promete agitar as equipes e acontece em paralelo a outras programações como Competição Brasileira de Robótica, Simpósio Brasileiro de Robótica, Mostra Nacional de Robótica e Workshop de Robótica Educacional. A (OBR) é uma das programações científicas que mais se destacam no Brasil e vai acontecer com outros eventos científicos de relevância no país e América Latina.
Os robôs projetados e programados pelas equipes participaram de desafios voltados a situações do mundo real produzidos com sensores e estratégias, para garantir o percurso seguro do espaço de risco em que se encontra a vítima até a sala de resgate. Além disso, as equipes serão avaliadas quanto ao design de robôs e melhor desempenho coletivo., entre outros critérios que incentivam a ciência e tecnologia.
Colégio Aplicação - Intitulada RoboCAp, a equipe que se destacou entre representantes de diversos municípios do Estado do Rio, ao conquistar a medalha de ouro na fase estadual, o Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp-Funemac) comprovou seu padrão de excelência no Ensino Médio. O grupo conta com a coordenação dos professores Fabiana Leal de Lima Gerhard e Wiverson Cardoso
Iniciação à Robótica - Em Macaé, a Iniciação à Robótica é uma parceria com a Odebrecht Óleo e Gás, por meio do “Escola em Ação”, com apoio da Funemac e UFRJ junto ao programa #inovareaprender da Secretaria de Educação. O programa conta com sete estações de atuação. São elas as unidades municipais Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Eda Daflon (Imbetiba), Sana e Natálio Salvador Antunes (região serrana) , Elza Ibrahim (Ajuda) e Colégio Aplicação (CAp-Novo Cavaleiros).
O programa # Inovare Aprender é coordenado pela especialista e gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Luemy Ávila. Na rede municipal a robótica é utilizada como ferramenta para o ensino de conteúdos transversais, tais como Ciências, Física, Matemática, Geografia, História e Português.
Antes de fazer parte da etapa estadual de Robótica, 250 alunos participaram, em agosto, da prova prática da Olimpíada e também da fase regional. Promovida pela primeira vez, em Macaé, contou com 35 equipes de municípios como Rio Bonito e Campos dos Goytacazes. Recentemente, os alunos representantes das equipes do Colégio Polivalente Anísio e da escola Natálio Salvador Antunes receberam medalha de honra ao mérito “ Darcy Ribeiro”.
A robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década. A temática tem propiciado o surgimento de um novo leque de atividades práticas construtivas e os kits robóticos são utilizados nas escolas com excelentes resultados. Diante disso, Luemy Ávi la destaca que as experiências no ensino municipal têm demonstrado que a robótica pode atuar como inclusora, não apenas digitalmente ou tecnologicamente, mas socialmente, levando alunos a se integrarem de maneira efetiva à comunidade escolar”, frisa.