Prefeitura realiza limpeza e manutenção da rede de esgoto do Lagomar

06/01/2017 15:56:00 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Divulgação

Ação visa acelerar o atendimento do esgotamento sanitário na região

Após três meses de muito trabalho, a Prefeitura de Macaé, em parceria com a Odebrecht Ambiental, concluiu a limpeza e manutenção das instalações de esgoto do Lagomar. A ação consistiu na inspeção interna das redes e estações elevatórias, para assegurar o perfeito funcionamento do sistema de esgotamento sanitário na região.

Para garantir que todo o esgoto coletado seja direcionado para ser tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lagomar, situada no bairro Engenho da Praia, a prefeitura investiu na inspeção, limpeza e correção dos pontos inadequados na rede coletora. Em paralelo, foi realizada a revisão das bombas e painéis elétricos das estações elevatórias (centrais de bombeamento).

O que surpreendeu os técnicos durante os trabalhos foi a quantidade de resíduos lançados na rede e que impediam a passagem do efluente até seu destino. Foram encontrados pedaços de madeiras, paralelepípedo, resíduos de obras civil, entre outros sedimentos.

Agora que a rede está desobstruída e operando normalmente, é importante contar com o apoio da população, evitando o lançamento de resíduos que possam obstruir a rede de esgoto. De acordo com os técnicos, o mau uso do sistema de esgoto prejudica sensivelmente a operação de todo o sistema, já que os materiais lançados indevidamente acarretam os extravasamentos de esgoto nas vias públicas.

Além da limpeza e manutenção da rede de esgoto do Lagomar, já há uma nova ação prevista: a eliminação das ligações irregulares de imóveis que lançam esgoto na rede pluvial. Essa ação é importante porque o esgoto ligado à rede de águas pluviais é encaminhado para canais, rios, lagoas e praias da cidade sem o devido tratamento e a consequência é a poluição do meio ambiente.

Já operando, a ETE Lagomar está tratando mensalmente 33 milhões de litros de esgoto doméstico antes de ser lançado no Canal Macaé-Campos, reduzindo cargas poluidoras no manancial e promovendo a melhoria dos indicadores de qualidade das águas do rio. O sistema Lagomar é formado por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar 40 litros por segundo, e 11 estações elevatórias. Ainda foram implantadas 60 quilômetros de rede coletora.

A ETE trata o esgoto a nível secundário, utilizando o método de lodo ativado por aeração prolongada, processo que destrói os poluentes orgânicos biodegradáveis. Com a conclusão desse trabalho os bairros Lagomar e Engenho da Praia passaram a contar com um sistema de coleta e tratamento de esgoto que vai levar mais saúde e qualidade de vida para 40 mil moradores.


Fotos Relacionadas