Foto: Ana Chaffin
Investimentos em 2013 se concentraram nas principais necessidades da população: mobilidade, saúde, educação e saneamento
Retomada das obras na orla dos Cavaleiros
Aproximadamente 60% das obras de reconstrução da orla da Praia dos Cavaleiros já estão concluídas. Foram executados 360 metros da obra. As ações na orla começaram em abril de 2013 e o prazo para conclusão é março de 2014.
As obras incluem a construção de postos salva-vidas, fraldário, parque para crianças, academia e banheiros. O trecho em reconstrução foi destruído por forte ressaca que assolou o litoral fluminense em 2011. Está sendo construído um muro de contenção em concreto armado com infraestrutura constituída de estacas metálicas de tubos e gabião de pedras. As obras preveem a recuperação do calçadão, com 842 metros de extensão. O objetivo é construir uma estrutura resistente aos eventos climáticos, como fortes ondas, oferecendo maior proteção aos frequentadores.
A recuperação inclui ainda a reconstrução do deck de madeira, a recuperação do passeio com pedras portuguesas, a recuperação e pintura da ciclovia, urbanização e paisagismo e manutenção da iluminação pública.
Obras de infraestrutura no Barramares
As obras de infraestrutura urbana, iniciadas em agosto, incluem a construção de redes de esgoto, águas pluviais e pavimentação. O prazo para conclusão é março de 2014. O Barramares é um loteamento residencial que surgiu há 13 anos e tem cerca de dois mil moradores.
Obras de melhorias no Parque Aeroporto
O Parque Aeroporto está passando por reforma no canteiro central da principal via da localidade, a Rua 62, em um trecho de quase 400 metros. A reforma geral que compreendem troca das pastilhas do piso, recomposição das laterais, reforma nos canteiros, que receberão novas plantas, colocação de novas mesas e bancos.
Outra ação da prefeitura no bairro é cobertura nos canais atendendo a antiga reivindicação de moradores para evitar o mal cheiro e a proliferação de mosquitos, moscas e outros animais.
Obras de urbanização na Nova Holanda
As melhorias na Nova Holanda incluem calçamento e redes de abastecimento de água potável, de esgotamento pluvial e coleta de esgoto. A prefeitura está investindo no bairro, com recursos próprios, R$ 35 milhões. Esse investimento vai permitir a finalização da estação de tratamento de esgoto, a implantação de rede de coleta, a pavimentação e a complementação das ruas que ainda não têm rede de água e drenagem.
As manilhas para o escoamento sanitário já estão colocadas em várias ruas do bairro e complementarão a construção das redes de drenagem. Também já começaram as obras de construção do piscinão, em terreno junto ao Ciep. O local irá armazenar as águas de chuva e evitar os constantes alagamentos no bairro. O bairro receberá outro piscinão, a ser construído na Rua 1.
Outra melhoria na Nova Holanda aconteceu no prédio onde funciona o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Desativado e funcionando em local improvisado, o Módulo do Programa do bairro Nova Holanda recebeu reforma completa da prefeitura, com revisão e troca de instalação elétrica, rede de abastecimento, caixas d'água, conserto dos banheiros, pintura interna e externa do prédio e urbanização do pátio. As obras na Unidade visam à melhoria das condições de atendimento à população e infraestrutura das unidades de saúde.
Confira também as seguintes retrospectivas:
Prefeito
Saneamento
Educação
Habitação
Administração
Saúde
Mobilidade Urbana