Saúde: Prefeitura faz balanço das ações de 2013

27/12/2013 17:42:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Investimentos em 2013 se concentraram nas principais necessidades da população: mobilidade, saúde, educação e saneamento

Macaé teve 3.285.835 atendimentos ambulatoriais, que incluem consultas médicas básicas e especializadas, exames laboratoriais e radiológicos. Os dados são referentes entre os meses de janeiro a outubro. Fonte: Datasus.

Atendimento Oncológico

Macaé é primeira cidade do Brasil a celebrar convênio com a Fundação do Câncer para organização da assistência oncológica municipal, a instituição é a principal referência no país em controle, tratamento e prevenção na área de oncologia. A assinatura do convênio com a Fundação do Câncer marca uma nova etapa na consolidação do tratamento oncológico municipal em Macaé.

No dia 2 de setembro de 2013, foi inaugurado o Centro Oncológico, no Hospital São João Batista, com serviços de quimioterapia, atendimento clínico e cirúrgico. Paralelo a isso, a Prefeitura de Macaé está incentivando a vinda de hospitais particulares de grande porte para o município, de modo a otimizar e não comprometer a capacidade de atendimento da rede pública de saúde.



Prefeitura e Fundação do Câncer apresentam primeira fase do Plano Municipal Oncológico

Com meta de tornar a cidade referência na assistência de alta complexidade em oncologia, por meio de tratamento amplo e consistente, a Prefeitura de Macaé, em parceria com a Fundação do Câncer, apresentou e entregou o documento final da primeira fase do Plano Municipal de Atenção Oncológica.

O documento contou com visitas por amostragem em diversas unidades de atenção primária, secundária e terciária do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e de órgãos da Secretaria de Saúde. Assim como a coleta de informações de profissionais, gestores e usuários, além de oficina de trabalho que envolveu diversos profissionais de saúde da Secretaria de Saúde e da Fundação do Câncer.



HPM: novos ventiladores pulmonares são instalados no STI Adulto, Infantil e Neonatal

O HPM recebeu novos ventiladores pulmonares e monitores que irão substituir os equipamentos antigos instalados nas unidades de Serviço de Tratamento Intensivo Adulto, Infantil e Neonatal. Estes novos respiradores chegam a otimizar entre 20 a 40 dias de internação do paciente.

A cozinha do HPM está sendo toda reformada, além da troca dos revestimentos, a obra constitui o reparo da rede elétrica e hidráulica. Como também a substituição de todos os equipamentos.

O Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva – o HPM como é mais conhecido – já é uma referência no estado. O hospital realiza quase 45 mil atendimentos de urgência ou emergência por ano, fazendo o atendimento de pacientes oriundos de toda a região. Com oito mil metros quadrados, o HPM dispõe atualmente de 132 leitos, distribuídos por três enfermarias (masculina, feminina e pediátrica), três serviços de terapia intensiva (adulto, pediátrico e neonatal) e uma unidade de terapia intensiva.



Cirurgias

HPM - O hospital iniciou em dezembro um mutirão de cirurgia urológica. O objetivo é reduzir a demanda de cirurgia de próstata existente no município. São realizadas uma média de três cirurgias por semana e a ação deve prosseguir até o mês de janeiro.

HPMS - O centro cirúrgico do Hospital da Serra passou por adaptações e já esta em funcionamento. Estão sendo realizadas cirurgias de laqueadura que fazem parte do Programa de Planejamento Familiar, além de cirurgias gerais como vesícula. Já o atendimento à população triplicou nos últimos meses.



Projeto Canguru no HPM

Desde maio, após treinamento de alguns profissionais, o método está sendo implementado de forma gradual. Em algumas crianças que nascem com baixo peso, e em condições clínicas estáveis, os pais já fazem a posição canguru, onde o bebê fica junto ao corpo da mãe ou do pai. Este trabalho vem sendo feito com crianças com peso abaixo de 1,5 kg.



“Não dê chance para dengue”

Com a proximidade do verão, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, montou um Plano de Contingência da Dengue 2013/2014, uma estratégia para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. A proposta é programar medidas de controle da doença no município, em caso de epidemia, reduzindo a incidência do vetor e, consequentemente, a transmissão da dengue. Além disso, a ideia é diminuir as internações e possíveis óbitos.



O tema deste ano é “Não dê chance para dengue”.

Até outubro deste ano, do total de casos de dengue notificados em 2013, foram registradas 4.228 notificações, sendo que desses 3.541 foram encerrados como dengue clássico, 18 casos de dengue com complicações, dentre outros. Conforme estatística destaca-se um aumento expressivo de notificações nos meses de fevereiro (507), março (1488), abril (1220) e maio (654).

Disque Dengue: CCZ – (22) 2772.6461 ou (22) 2772.7226



Cadeiras de hidratação - Visando o fortalecimento do Plano de Contingência de Combate à Dengue, a prefeitura de Macaé salas de hidratação em diversas unidades de saúde. A ação, que faz parte do projeto de descentralização dos serviços de atendimento aos pacientes com dengue, conta com a parceria entre os governos municipal e estadual.

Foram enviadas pelo Estado 35 cadeiras que foram distribuídas para o Pronto Socorro Municipal e Aeroporto as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e Lagomar e o Hospital Público Municipal (HPM).



Parceria Funemac e UFRJ amplia atendimento de saúde à população

Fortalecer a rede pública municipal de saúde com a formação de novos médicos, ampliação do atendimento à população e agilidade nos resultados de diagnósticos são os frutos da parceria da prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-campus Macaé). Em 2014, começará a funcionar no município o Programa de Residência da prefeitura e será firmado convênio com o Instituto Médico Legal (IML) para um programa adequado das aulas de anatomia, entre outras ações visando garantir o mesmo nível de excelência em Medicina da UFRJ na capital, que tem conceito 5 no Enade.



Assistência Domiciliar Terapêutica humaniza serviços de saúde

A humanização do serviço e a melhoria da qualidade de vida para pacientes e familiares são as principais propostas do Programa de Assistência Domiciliar Terapêutica (PADT/SAD) que, este ano, já realizou cerca de 22 mil atendimentos entre as mais diversas especialidades. São cerca de 40 profissionais entre médico (clínica geral), fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem e outros.

Com a humanização do serviço, a assistência domiciliar proporciona uma redução dos gastos com hospitalização, reinternações desnecessárias, reabilitação/tratamento.



Saúde realiza mutirão para agendamento de exames

Para reduzir o número de solicitações de exames sem agendamento na rede pública de saúde, a Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria realizou esse ano um mutirão interno. Toda a equipe foi mobilizada para, inicialmente, marcar exames como tomografia, ressonância, ecocardiograma, eletrocardiograma infantil, mamografia, ecodoppler de membros inferiores, além de ultrassonografias diversas.



Prefeitura inaugura Espaço de Equoterapia

Uma parceria entre as secretarias de Agroeconomia e de Saúde de Macaé foi inaugurado o Espaço Passo Amigo de Equoterapia, que funciona no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. O serviço é voltado para o tratamento de crianças, de 18 meses até 12 anos, com neuropatias, como autismo e síndrome de down ou que tenham indicação médica para um trabalho complementar para desenvolver sua psicomotrocidade e seu biopsicossocial, com atividades lúdicas com cavalos.



Pronto-Socorro do bairro Aeroporto ganha novo prédio

Os atendimentos do Pronto Socorro Municipal do bairro Parque Aeroporto, em Macaé, estão sendo realizados desde março em nova sede. O prédio anexo ao posto, possui um espaço amplo que visa a melhoria do serviço com mais conforto para os usuários e profissionais.

A unidade conta com sala de emergência equipada, dois consultórios de clínica médica e dois de pediatria, enfermarias masculina, feminina e pediátrica, posto de enfermagem e serviço social. Além de exame de raio X, curativos, odontologia e psiquiatria.



Prefeitura inaugurou em julho duas Unidades Básicas de Saúde (Visconde e Lagomar)

As novas unidades, seguem as normatizações do Ministério da Saúde e fazem parte da proposta do governo municipal em ampliar a rede de atenção básica de Macaé, oferecerá mais conforto aos usuários. Os prédios foram construídos com recursos do governo federal, com contrapartida do município. A unidade do Visconde foi ocupada pela equipe da UBS Maringá, que funcionava na Rua Cristal.

Já na unidade do Lagomar funciona uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF).



Reforma da unidade de ESF da Nova Holanda

O módulo de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Nova Holanda que estava desativado e funcionando em um espaço improvisado, passou por uma reforma completa este ano, com revisão e troca de instalação elétrica, rede de abastecimento, caixas d'água, conserto dos banheiros, pintura interna e externa do prédio e urbanização do pátio.

A unidade também atende os moradores da Nova Esperança e conta com duas equipes de ESF, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e assistente social.



Relação Municipal de Medicamentos Essenciais

Numa iniciativa pioneira no município foi publicado oficialmente em outubro a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). A publicação além de orientar as ações de Assistência Farmacêutica visa reafirmar o compromisso do governo com a saúde de qualidade

A relação está dividida em medicamentos para Atenção Básica, Saúde Mental, Emergência e Atenção Hospitalar e Programa de Atenção ao Paciente Oncológico e foi elaborada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica de acordo com as prioridades da saúde do município.



Residência Médica

O empenho coletivo de setores municipais da Educação e da Saúde teve como consequência o parecer favorável do Ministério da Educação (MEC) sobre o Programa de Residência Médica de Macaé. Desde o início da atual gestão as equipes do governo buscam cumprir todos os requisitos do MEC. Depois de auditoria a aprovação do programa que contemplará, já no próximo ano, seis vagas para Clínica Médica e cinco para Pediatria.



Confira também as seguintes retrospectivas:

Prefeito

Saneamento

Educação

Obras

Habitação

Administração

Mobilidade Urbana