Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos


Apresentação


A Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos - FeMASS é uma instituição educacional que tem a sociedade como princípio, buscando responder aos desafios e contradições da dinâmica regional.

De todos os desafios enfrentados por uma instituição pública de ensino superior, sem dúvida, o enfrentamento atual, da pandemia do COVID-19, superou qualquer mente fértil para o inimaginável. Sair da perplexidade para uma tomada de consciência impulsionadora de ações concretas necessitou de exercício contínuo, do aspecto pessoal para o coletivo, entrelaçando fios, tecendo rede e permitindo a todos uma comunicação intra e interpessoal. Todos buscando força interior nas suas crenças e convicções e fazendo escutas dos seus pares para, assim, buscarem formas de apoio mútuo.

A IES desenvolve suas atividades com o objetivo de garantir uma formação superior voltada para um ensino de qualidade, de acordo com as exigências do Conselho Estadual de Educação, do mercado de trabalho e da sociedade. Considerando o índice de desenvolvimento educacional do Município e as intensas atividades do setor petrolífero da região, a FeMASS visa oferecer formação acadêmica qualificada com o objetivo de contribuir para o aumento da empregabilidade de seus egressos.

Mais do que nunca nos foi necessário rever o objetivo acadêmico da qualificação para a empregabilidade e passar a pensar o aluno enquanto sujeito na sua qualificação humana agora no convívio com limitações: liberdade de ir e vir e perspectiva de perdas afetivas e da empregabilidade. Esse, certamente, está sendo o maior desafio dos nossos professores no planejamento de suas aulas remotas e/ou em Educação a distância. Participando desse planejamento e ouvindo depoimentos de professores e alunos é impossível não se emocionar com o verdadeiro sentido que deram ao ofício: o cuidado com o outro.

Missão
A missão da FeMASS é promover Educação Superior de qualidade, articulando ensino, pesquisa e extensão nas interações entre o poder público, a indústria e a academia, formando cidadãos para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de Macaé.

Desde muito, ouve-se que a prática pedagógica é uma missão. A essa proposta missionária alguns já se rebelaram defendendo o exercício profissional como sendo igual a qualquer outro com suas mazelas e promessas. Além de ter como finalidade a interação com os diversos setores para o desenvolvimento da sociedade, nesse instante, para a maioria dos professores foi emergencial que se estabelecesse interlocução entre e com os alunos para o fortalecimento psicológico e motivacional. Mas, não em detrimento da qualidade de ensino, pelo contrário, esses foram vinculados ao momento atual mostrando, muitas vezes, a verdade contida no ditado popular “tirar leite das pedras”. Missão... talvez tenha sido a construção de um coletivo que pelas reflexões nos encontros de professores com coordenadores e estes com a direção e demais setores pensou-se, exaustivamente, cada passo de revisão e reorientação desde ações em sala de aula on-line até ações administrativas para que ao aluno tudo pudesse ser viável, prático e acessível.

Aos alunos matriculados até hoje nossa consideração pela confiança depositada à FeMASS e aos que não puderam permanecer por qualquer motivo a mais, nossa compreensão e desculpas por não termos conseguido ir além e atendido as suas necessidades. Importante é que em algum outro momento possamos nos encontrar e saudarmos a oportunidade do convívio, seja na faculdade, seja em outro lugar, seja na vida.

Nosso retorno será gradual e híbrido porque aprendemos muito, especialmente os professores e alunos que ultrapassaram limites na performance geral e voltarão melhores.

Acesse o Web Acadêmico
 
Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem


Acesse as informações sobre a Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos - FeMASS no portal do Ministério da Educação.