Alunos da FeMASS participarão de palestra "inteligência se aprende"

27/02/2018 16:21:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer e Waleska Freire

Foto: João Barreto

Palestra será ministrada nesta quarta, às 18h, na Cidade Universitária

O professor e secretário de Educação, Guto Garcia, irá ministrar palestra, nesta quarta-feira (28), para os alunos da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e demais interessados, às 18h, no auditório Claudio Ulpiano, bloco A da Cidade Universitária. Guto irá abordar assuntos como ciclo de aprendizado, entender x aprender x fixar, tipos de memória, redes neurais, cérebro e seus hemisférios, múltiplas inteligências, entre outros. Além de técnicas de aprendizado, ele falará sobre os aspectos motivacionais e o futuro que os novos acadêmicos têm pela frente.

Na volta às aulas, no dia 19, os novatos conheceram um pouco do polo universitário que tem uma característica diferenciada abrigando no mesmo espaço três Instituições de Ensino Superior (IES): além da FeMASS, também as federais UFF e UFRJ, que funcionam no município em convênio com a prefeitura. A diretora da FeMASS, Claudia Leite, explica que a palestra acontece agora para contemplar a presença de todos os novos alunos, incluindo os da fila de espera convocados por lista de reclassificação após o início das aulas.

No decorrer da palestra, os participantes recebem informações sobre como funciona nossa memória em curto e longo prazo, a importância da leitura, a diferença entre entender e aprender, e fazem alguns testes quanto ao hemisfério do cérebro (esquerdo ou direito) para saber qual o aluno usa mais.

Durante a abordagem Guto Garcia explicará os sete tipos de inteligência e a importância da harmonia dos hemisférios norte e sul do cérebro. “Os professores devem se voltar para um ensino diversificado com a utilização de novas maneiras de aprendizagem, o que vai permitir um maior interesse dos estudantes. Para isso, o ideal é aplicar exercícios para serem realizados em casa, o que vai propiciar o real aprendizado”, observa.

Guto explica, ainda, que a sala de aula é o espaço em que os alunos “entendem”. Depois da aula, no mesmo dia, o aluno vai “aprender” estudando sozinho. “Estudar melhor é estudar todos os dias, aula assistida hoje é aula estudada hoje. Essa é a fase que o aluno vai aprender. O aluno deve estudar sozinho, fazendo exercícios, escrevendo, fazendo resumos, gráficos. Não precisamos procurar novas maneiras de ensinar e sim utilizar eficientes maneiras de aprender. É no sono que vem a parte de fixar o que foi aprendido durante o dia. Por isso, que não podemos estudar muito conteúdo todos os dias e sim estudar um pouco todos os dias. A reconfiguração da rede neural durante a noite é limitada. 30, 40 minutos de estudo com 10 minutos de intervalo e assim sucessivamente até estudar toda matéria”, sintetiza.

Para o secretário de Educação é fundamental que possamos aprender a usar a inteligência para se estudar melhor e da forma correta. “Estudando melhor você se tornará mais inteligente, mais criativo e mais culto. Boas notas e diplomas serão uma consequência e não uma finalidade. O grande desafio é o aluno se tornar um autodidata, é ele aprender a aprender. E não confundir também entender com aprender. O bom sono, atividade física e alimentação são pilares essenciais da educação. Não podemos esquecer que o ideal é que após apresentação do conteúdo na sala de aula, o aluno estude no mesmo dia o que vai permitir o verdadeiro aprendizado. Quanto maior preparação a cada dia, maior aprendizagem. O aluno irá ver bons resultados nos estudos se for bem articulado na fala e escrita”, explica o palestrante.

FeMASS

A FeMASS é vinculada à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, da Secretaria Municipal de Educação, e oferece quatro cursos de graduação. Este ano, está com um total de 1.097 alunos, incluindo 200 novos aprovados no último vestibular, que vão fechar o primeiro semestre letivo no dia 13 de julho. O total de alunos por curso está distribuído da seguinte forma: 399 em Engenharia de Produção (EP); 325 em Administração (Adm); 240 em Sistemas de Informação (SI); e 133 em Licenciatura em Matemática (Mat). A FeMASS tem se destacado com nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 - bairro Granja dos Cavaleiros.