Prefeito entrega contenção de encosta no Brisa do Vale

30/03/2023 18:27:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: João Barreto

Foram 70 metros lineares de projeção do muro, com 8 metros de comprimento das estacas

O prefeito Welberth Rezende entregou nesta quinta-feira (30) a obra de contenção e estabilização de talude no Condomínio Ipê, localizado dentro do Residencial Brisa do Vale, na Ajuda de Cima.


“Estamos voltando ao Brisa do Vale para entregar o muro de contenção, que por se tratar de área privada, foi preciso acionar a Procuradoria e em seguida conseguir liminar com a Justiça para fazer a obra”, destacou o prefeito, que explicou a técnica utilizada no local para os moradores.

Welberth lembrou que os moradores do Ipê estavam sofrendo com o risco do complexo de edificações cair. “Acionados pelos moradores, pedimos que fosse feita a obra, que dá segurança a quem reside aqui. Durante esse período, a prefeitura retirou os condôminos do prédio e pagou o aluguel social. Começamos a obra em tempo recorde e foi feita em um mês e meio”, ressaltou.

O prefeito acentuou que a obra foi feita com tecnologia aplicada a esse caso, o que vai durar por anos e trazer tranquilidade aos moderadores. O início da obra foi em 25 de janeiro.

O Procurador Geral da Prefeitura, Fabiano Paschoal, completou que a Procuradoria Geral da Prefeitura de Macaé obteve da segunda Vara Cível da Comarca de Macaé tutela provisória de urgência de natureza antecipada para autorizar a realização das obras emergenciais para contenção e estabilização do talude existente no empreendimento Brisa do Vale. “A Justiça determina que o valor haverá de ser ressarcido aos cofres públicos 'conforme a responsabilidade a ser apurada oportunamente pelo risco criado'”, citou.

Prefeito anuncia reforma de quadra e escola para Brisa do Vale

Durante a entrega do muro de contenção, o prefeito anunciou que o governo vai reformar a quadra e construir uma escola para os moradores do Brisa do Vale e entorno. “Será mais um espaço de lazer e educação de qualidade para os moradores”, assinalou.

O secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, esmiuçou que a obra foi feita com estacas pranchas metálicas laminadas a quente, que é fabricada por meio de um processo de moagem, que envolve o aço a ser laminado a temperaturas extremamente elevadas para ser moldado em seu produto final.

“Essa técnica dá vida útil maior, para dar mais sustentabilidade, é um muro estável que foi feito, fora a parte de drenagem”, analisou Santiago.

As moradoras Aline Alves de Souza, 42 anos; Shaiane Duarte, 34 anos e Eliete Almeida, 60 anos, comemoram a entrega do muro de contenção. “Não estávamos dormindo, agora temos mais segurança”, afirmou Aline Alves de Souza. Shaiane Duarte pontuou que agora os imóveis estão mais valorizados.

Para a síndica do Ipê, Eliete Almeida, de 60 anos, essa foi uma solução de segurança importante para o terreno em declive. “Com a ajuda do prefeito, da Procuradoria, da Justiça, conseguimos”, observou.

O secretário de Obras, Felipe Bastos, detalhou que são 70 metros lineares de projeção do muro, com 8 metros de comprimento das estacas, totalizando 560 metros quadrados. Segundo o secretário, a utilização de estacas pranchas metálicas laminadas a quente com encaixes estanques proporciona solução mais segura e ágil.

- A solução de engenharia teve como principal objetivo cessar o mais rápido possível o risco ao edifício próximo ao acidente ocorrido. Esta solução possibilitou a construção da contenção de forma rápida, sem dependência de condições climáticas e, principalmente, sem a realização de escavação que pudesse comprometer ainda mais o equilíbrio geotécnico do talude – garantiu, acrescentando que, além da execução geotécnica, foram realizadas todas as drenagens necessárias para escoamento das águas da chuva e feito a proteção do talude, de forma a garantir a durabilidade da obra e segurança dos moradores.


Fotos Relacionadas